Bem, caiu um mito, essa que é a verdade sobre o rebaixamento da classificação de crédito de longo prazo dos norte-americanos. Daqui por diante, tudo que acontecer na economia mundial é imprevisível. Teremos efeito dominó na Europa? Vamos esperar.
Bons velhos dias" de empréstimos acabaram, diz China aos EUA
A China criticou asperamente os Estados Unidos neste sábado e afirmou que os "bons velhos dias" de empréstimos acabaram, um dia depois que a nota de crédito da superpotência foi rebaixada.
A agência de classificação de risco Standard & Poor's reduziu na sexta-feira a classificação de crédito de longo prazo dos norte-americanos de "AAA", a mais elevada, para "AA+", por causa da preocupação com os déficits orçamentários e o crescente peso da dívida do país.
A China, principal país credor dos EUA, afirmou que o governo norte-americano só deve culpar a si mesmo por sua situação e defendeu uma nova e estável moeda de reserva mundial.
"O governo dos EUA tem de compreender o fato doloroso de que os bons velhos dias quando poderia simplesmente tomar emprestado para sair das confusões que cria finalmente se acabaram", disse a agência estatal de notícias Xinhua, em um artigo opinativo.
Depois de uma semana em que US$ 2,5 trilhões evaporaram nos mercados mundiais, a decisão da S&P aprofundou o medo de uma recessão iminente nos EUA e da crise na zona do euro.
No artigo da Xinhua, a China criticou os EUA por seu "vício em dívidas" e disputas políticas "míopes." "A China, maior credor da única superpotência mundial, tem todo o direito agora de exigir que os EUA enfrentem seus problemas estruturais de débito e garantam a segurança dos ativos da China em dólar", disse
Nenhum comentário:
Postar um comentário