Translate / Tradutor

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A natureza não faz acepção entre ricos e pobres.


Segundo a Defesa Civil, 17 bairros foram atingidos por enchentes e deslizamentos em Teresópolis. 12/01/2011. Foto: Fábio Motta/AE


Veja mais imagens do blog OLHAR SOBRE O MUNDO 


Alguns tentam colocar apenas a culpa na força da natureza. Entendo que a natureza apenas está retomando aquilo que é dela por direito: os seus cursos d'água, suas encostas, suas serras, suas matas, que por lei estão protegidos pela legislação ambiental brasileira. 


Qual é então a questão maior? Falta de gestão pública e por conseguinte falta de gestão ambiental?

Toda a tragédia é fruto também de falta de uma política de habitação, de ordenamento urbano e da incompetência da gestão pública.  

Como diz a presidenta Dilma: a regra no Brasil é morar em áreas de risco. Áreas de risco neste país são áreas que deveriam ser de preservação permanente como de fato estão amparadas pelo Código Florestal.

Decorre o fato ainda, de que alguns espertinhos do Congresso Brasileiro querem "desmatá-lo" para favorecer novos empreendimentos nestas "áreas de risco".

O que é importante colocar, diferente dos homens e do poder público,  a natureza sabiamente não faz acepção entre ricos e pobres.

Um comentário:

wulliane disse...

olha pode ser até ignorante meu comentário, mais é o que eu penso sabe... As pessoas constroem casas na beira de barrancos, em morros como esta na foto e acham que isso nunca vai acontecer, pelo amor de deus né, a maioria dessas casas são construídas sem nenhuma instrução de engenheiros, não são terrenos próprios para construção, as pessoas invadem lá um pedaço, constrói e fica por isso mesmo.... bom é o que penso.é uma pena tanta gente inocente morrer, por imprudência de outros.