Matheus Pichonelli, iG São Paulo
Ex-presidente contraria plano original e discursa para militância ao voltar a São Bernardo do Campo
Lula voltou a dizer que foi vítima do preconceito e saiu em busca de apoio para sua sucessora. "Peço a vocês que amem a Dilma como vocês me amaram. peço que gostem dela como vocês gostaram de mim", afirmou. "Volto para a casa de cabeça erguida e com a sensação de dever cumprido. Eu precisava provar algumas coisas neste País, porque durante muitas décadas fui vítima de muito preconceito", discursou o ex-presidente, que veio de Brasília no fim da tarde e fez uma parada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para visitar o ex-vice José Alencar.Contrariando a versão que circulava há alguns dias no governo e no PT de que manteria o silêncio na despedida do cargo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou na última festa de que participou, antes de se recolher e encerrar definitivamente os oito anos que passou no comando do Executivo brasileiro. Embora aliados tenham dito nos últimos dias que Lula evitaria roubar a cena de Dilma Rousseff, o ex-presidente cedeu aos pedidos da plateia que o aguardava em São Bernardo do Campo na noite deste sábado.
Foto: Agência Estado
Lula em São Bernardo, na festa organizada pelo PT da cidade
Lula agradeceu aos companheiros de militância e fez questão de tecer elogios ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que o acompanhou na viagem ao ABC paulista, onde Lula volta a viver a partir de hoje com a ex-primeira-dama Marisa Letícia. "Quero agradecer ao companheiro Sarney que quatro anos atrás me disse que, quando terminasse meu mandato, ia vir até a porta do meu apartamento me entregar e veio", disse Lula.
Apesar de ter se estendido na fala, Lula começou o discurso dizendo que preferia não falar muito, para não correr o risco de chorar. "Eu não estou sequer em condições de falar, porque esta semana e a semana passada foram semanas sofridas, de muita choradeira, muita emoção e muitas lágrimas", disse.
Anfitrião da festa, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), entregou ao ex-presidente a chave da cidade. A primeira atração em homenagem ao ex-presidente foi comandada por uma orquestra que tocou "Como é grande o meu amor por você", do cantor Roberto Carlos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário