O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado na noite de sábado (1º) em São Bernardo do Campo. Ao chegar à cidade em que iniciou a carreira política, ele foi recebido com festa e falou sobre seu futuro: “O fato de eu ter deixado a Presidência da República não significa que eu deixei a política”, afirmou.
A festa foi organizada em frente ao prédio em que Lula voltará a morar. Cerca de 2 mil pessoas participaram do evento, apesar da garoa que caia em São Bernardo.
Emoção
O ex-presidente chegou por volta das 22h45, com mais de três horas de atraso. Foi recebido com uma bateria de fogos de artifício, com a música-tema das vitórias de Ayrton Senna e aplausos.
Emocionado, Lula começou o discurso dizendo que não falaria muito pois não queria mais chorar. Agradeceu aos colegas de partido pela festa, ao prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT), pela recepção e ao apoio da população.
Preconceito
O ex-presidente lembrou dos problemas enfrentados durante os dois mandatos e afirmou ter sido vítima de preconceito por ser metalúrgico e não ter um diploma universitário. Lembrou ainda os altos índices de aprovação de seu governo para dizer que deixa a Presidência satisfeito. “Volto para casa com a cabeça erguida e com a sensação de dever cumprido”, afirmou.
Lula ainda pediu o apoio dos cidadãos à presidenta Dilma Rousseff. “Amem a Dilma como vocês me amaram”.
Ele disse também que está orgulhoso de entregar a faixa presidencial à primeira mulher eleita presidente do país. Afirmou ainda que estará pronto para ajudá-la sempre que for convocado.
“Eu quero descansar pelo menos 20 dias para começar a pensar o que eu vou fazer neste país”, afirmou. “Se a companheira Dilma me convocar, estarei pronto para ajudar.”
Nos braços do povo
Lula acenou às 11h deste domingo, 2, para um grupo de jornalistas e populares que estavam em frente ao seu prédio em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Foi sua primeira aparição pública desde que retornou ontem à noite para casa, onde foi recebido com uma festa organizada pelo PT e pelo prefeito da cidade, Luiz Marinho, que lhe entregou simbolicamente a chave da cidade.
O ex-presidente, que no dia da posse de Dilma ignorou o protocolo e foi cair nos braços do povo, consolida a posição de maior liderança popular da história brasileira. Em São Bernardo o carinho popular também foi grande, com fãs se aglomerando diante de sua residência para homenageá-lo.
Após ouvir aos gritos seu nome, Lula apareceu na sacada do apartamento, vestindo uma camiseta regata azul escuro, sorriu e depois acenou o braço direito, por cerca de 30 segundos.
Em frente ao prédio de Lula, havia populares como Maria da Graças Leite, de 49 anos, que veio de Ribeirão Preto (SP), a quase 400 km de São Paulo, para ver o ex-presidente. A aposentada da Embratel e fundadora do PT saiu da cidade em que mora aos 30 minutos de ontem, acompanhada do filho Guilherme Batista Leite, de 20 anos, estudante e ator. "Vim aqui para receber o presidente de braços abertos. Ele merece todo o nosso carinho", diz. "E vou ser recebida por ele", acrescentou, certa de que terá um encontro com Lula.
Com agências
Extraído do portal Vermelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário