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domingo, 16 de janeiro de 2011

Setor naval renasce com R$ 12 bi de investimento



Atlântico Sul prepara nova unidade no país, e Odebrecht e OAS apostam no segmento. No total, serão construídos 17 estaleiros

Marco Antônio Teixeira
naval
IVANIR VICENTE voltou a trabalhar em estaleiro depois de ter ficado fora do setor por quase 20 anos: “Sempre tive esperanças de voltar um dia”

Ramona Ordoñez e Bruno Rosa – O GLOBO

Depois de duas décadas de fortes tempestades que levaram a pique a indústria naval brasileira nas décadas de 80 e 90, o setor está vivendo um boom propulsionado pelos investimentos da Petrobras no desenvolvimento da produção de petróleo incluindo os campos do pré-sal, cujas encomendas chegarão a US$ 150 bilhões até 2020. A lista da estatal, que inclui 97 plataformas e 510 barcos de apoio às plataformas, se traduz na construção de 17 novos estaleiros, que estão demandando recursos de R$ 12 bilhões. Os dados fazem parte de mapeamento feito pela associação Brasileira de Construção Naval e Offshore (Abnav) e pelo Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) a pedido do GLOBO.

Atraídos pela demanda crescente no setor de petróleo e gás, surgem polos no país, com estaleiros de Norte a Sul. Ganham destaque as novatas do setor, como as construtoras Odebrecht e OAS, além da empresa de engenharia industrial UTC. Os estrangeiros também apostam no Brasil. Um dos principais responsáveis pela reativação é a Transpetro, subsidiária da Petrobras, com a criação em 2004 do seu Programa de Modernização e Expansão da Frota, o Promef I, quando houve a encomenda de 49 navios. Nos anos 80 e 90, o setor entrou em crise por falta de encomendas e problemas de gestão. Hoje, além da demanda existente, renasce
apostando em ser competitivo também internacionalmente.

‘Emergimos. É um momento promissor para todos’

Com isso, o presidente da Abnav, Augusto Mendonça, destaca que o setor naval será o dobro da indústria aeroespacial e da de eletrodomésticos nos próximos dez anos. Segundo ele, a geração de vagas vai saltar dos atuais 50 mil para 100 mil empregos até 2016. Para Ariovaldo Rocha, presidente do Sinaval, há demanda para 50 anos: — O momento é único. É por isso que só em 2010 mais de 15 comitivas estrangeiras vieram ao país. Elas estão querendo se associar a empresas nacionais.

Dessa forma, as companhias do setor se movimentam. A PJMR — acionista dos estaleiros Atlântico Sul e Promar Suape, STX Europe, Quip e Noroil Navegação — revela que a Quip pode formar com o Atlântico Sul um consórcio para construir sondas em um possível novo estaleiro. A STX vai investir US$ 120 milhões para construir um estaleiro em Suape (PE). Segundo Miro Fernandes, presidente da companhia, o primeiro navio começa a ser construído em 2012. — Vamos investir ainda US$ 90 milhões em um estaleiro em Quissamã. Tudo é reflexo do renascimento da indústria naval.

Em nova fase, o setor recebe marinheiros de primeira viagem. É o caso de Odebrecht, UTC e OAS, que se juntaram para investir R$ 1,7 bilhão na construção do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, na Baía de Todos os Santos (BA). — A Odebrecht sempre executou serviços, mas é o primeiro projeto como investidora — disse Nelson Aun, diretor do estaleiro.

A meta do Estaleiro Eisa, no Rio, é aumentar seu tamanho em dez vezes com a nova planta de Alagoas. O diretor-técnico do Eisa Alagoas, Max Welber, lembra que serão investidos US$ 650 milhões. Jorge Gonçalves, presidente do Eisa, conta que o estaleiro sobreviveu à crise dos anos 80 e 90 com pequenas encomendas:
— O fundo do poço, ou melhor, do mar, foi em 1989. Agora, emergimos. É um momento promissor para todos. Para Alagoas, não temos ainda qualquer encomenda,
mas investimos considerando as perspectivas de crescimento do setor.

A Wilson, Sons está investindo US$ 180 milhões na ampliação do seu estaleiro em Guarujá (SP) e na construção de um novo em Rio Grande (RS). Arnaldo Calbucci,
vice-presidente da empresa, explicou que, enquanto o estaleiro de Guarujá, adquirido pelo grupo nos anos 70, é voltado praticamente para trabalhos como reparos de navios e rebocadores de sua frota própria, o novo estaleiro no Sul terá também o objetivo de atender encomendas de terceiros. — O que motivou o grupo a ampliar suas atividades construindo um estaleiro para atender o mercado foi o novo boom da indústria de óleo e gás no país, com o incentivo à indústria nacional — destacou Calbucci.

Fornecedores nacionais ainda têm medo de investir

Um pilar dos incentivos para manter o setor com investimentos em alta é o financiamento concedido através do Fundo da Marinha Mercante. A procura é
crescente. Em fevereiro, o Conselho Diretor do Fundo vai analisar 160 projetos para determinar prioridades de financiamento, que somam R$ 12 bilhões. O último encontro, em 2009, aprovou projetos prioritários que totalizavam R$ 10 bilhões.

O BNDES, um dos agentes financeiros do Fundo, aprovou em 2010 R$ 9,6 bilhões em projetos para o setor. Desembolsou ainda R$ 2,31 bilhões — valor recorde e
31,2% superior ao de 2009. Mas há desafios. Além da falta de mão de obra qualificada, Ariovaldo, do Sinaval, destaca que há um esforço em convencer os fornecedores nacionais de que é preciso investir mais: — Eles ainda têm medo de construir unidades de produção e depois não ter para quem vender. Estamos mostrando que o cenário não é esse.

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