Translate / Tradutor

domingo, 1 de agosto de 2010

A tecnologia social nas escolas públicas

A tecnologia social nas escolas públicas

Educadores interessados em participar do Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais podem se inscrever até o dia 16 de agosto. No ato da inscrição, ganham um livro para conhecer melhor as várias ações que têm sido feitas em todo o país e também uma assinatura da revista Fórum até o final do ano. Ao fim do Concurso, podem ganhar uma viagem com hospedagem paga para o FSM 2011 em Dacar, no Senegal.

Por Victor Plese

A Fundação Banco do Brasil e a revista Fórum incentivam o professor a realizar com seus alunos atividades relacionadas ao conceito de tecnologia social que, no futuro, podem gerar trabalho e renda na sua comunidade.

Há um grande problema de sustentabilidade e desenvolvimento local em comunidades de todo o Brasil, o que gera êxodo dos lugares menos estruturados, sobrecarregando grandes centros urbanos. A Fundação Banco do Brasil quer fortalecer um conceito que hoje é chamado de tecnologia social, que nada mais é que o aperfeiçoamento de técnicas simples e de fácil aplicação que podem transformar a realidade da população do lugar.

O professor interessado no Concurso deverá se inscrever até o dia 16 de agosto e, ao fazê-lo, ganhará um livro para conhecer melhor as várias ações que têm sido feitas em todo o país e também uma assinatura da revista Fórum até o final do ano. Assim, o educador que não tem muita intimidade com o conceito de tecnologia social poderá se familiarizar lendo este material, e vai perceber como será fácil exercitá-lo em sala de aula.

O segundo passo do professor será descrever, de forma breve, sua proposta. A partir daí ele recebe um certificado de participação e sua ideia poderá ser selecionada para fazer parte do grupo das 50 melhores. Os autores destas propostas irão a um seminário sobre o tema em Brasília e, depois, as cinco melhores serão contempladas com uma viagem para o próximo FSM em Dacar no Senegal. Inscrições e mais informações no www.revistaforum.com.br/ts até o dia 16 de agosto. Veja abaixo mais exemplos da utilidade das tecnologias sociais.

Agricultura e extrativismo

O sistema Pais é um sistema de produção de hortaliças e pequenos animais, que utiliza irrigação por gotejamento, trabalhando com a filosofia da permacultura, um conceito criado nos anos 1970 que significa a reunião dos conhecimentos de sociedades tradicionais com técnicas inovadoras, cujo objetivo é criar uma "cultura permanente", sustentável, baseada na cooperação entre os homens e a natureza. Existe, ainda, o Programa P1 + 2 – Uma terra e duas águas, associação de várias tecnologias de captação e manejo sustentável de água da chuva para produção de alimentos e pequenos animais.

Na Amazônia Legal, podemos citar também a certificação socioparticipativa de produtos agroextrativistas. Esta foi uma forma encontrada para agregar valor à produção familiar na Amazônia e atestar que a mesma foi confeccionada sem o uso de insumos e produtos químicos. Os processos de obtenção das informações, verificação do cumprimento das normas e aperfeiçoamento dos sistemas produtivos são realizados com a inclusão do maior número de pessoas possível, reunindo grande número de pequenas áreas no mesmo grupo.

Revista Fórum.

Nenhum comentário: