Translate / Tradutor

sábado, 5 de setembro de 2009

Agora a mídia demo-tucana pode gritar: é o pré-sal seu burro.

Um pequeno exemplo entre o conhecimento direcionado e restrito (porque unidirecional) da mídia e a inteligência difusa da Internet, que começa a se concentrar em blogs.

No lançamento do pré-sal, Lula cutucou a oposição, realçando que o petróleo é de todos, e que, se fosse o PSDB, a riqueza seria entregue a estrangeiros.

Lançou na cerimônia um dos lances mais argutos para as próximas campanhas presidenciais.

A oposição se enrolou toda, conforme se poderá conferir no post “O que Serra pensa do pré-sal”.

O quebra-louças que o PSDB colocou na presidência do partido, senador Sérgio Guerra, saiu dando tiros em defesa do velho modelo. Serra se enrolou todo. Um jornalista afirmou que, para Serra, as leis de agora poderão ser modificadas depois. A outro, Serra declarou que é a favor das regras atuais do pré-sal. Um terceiro ouviu seus principais assessores que disseram reservadamente - para a repórter e para os 200 mil leitores da Folha - que o novo modelo é uma mixórdia, mas que Serra nada dirá para não entrar no jogo do Lula. E, dizendo assim, entraram todos no jogo.

Nos jornais do dia seguinte, os principais analistas políticos comentavam… a grosseria do Lula em cutucar o antecessor em uma cerimônia comemorativa. Onde havia um grande lance estratégico, viram… falta de modos.

Aqui no Blog, o leitor Adroaldo matou de imediato a charada:

Os macunaímas da política
Por Adroaldo
A cutucada no PSDB, no seu discurso, foi uma provocação proposital, e eles caíram direitinho. Lula acena para a nação com a possibilidade da sua redenção através da riqueza descoberta. Diz que ela é de todos e tem que ser administrada em proveito de todos, com as prioridades que todos reconhecem como legítimas. Ao mesmo tempo, afirma que, se dependesse do PSDB, ou a riqueza não seria descoberta, ou seria entregue a estrangeiros. E aí vem o Sérgio Guerra, presidente do PSDB, e faz um discurso furioso contra “o cara” que anuncia, com bases sólidas, a grande perspectiva de um futuro melhor para o país.

Lula deve estar rolando de rir. E se o Serra realmente deseja disputar a próxima eleição, vai ter que mandar seus aliados calarem a boca e pararem de dizer besteiras.

Só de ontem para hoje caiu a ficha do chamado jornalismo político.
Comentário: a mídia demo-tucana, seus blogueiros e tucanalhada estão desesperados em busca de um discurso.

Nenhum comentário: