Translate / Tradutor

domingo, 27 de setembro de 2009

Este blog acredita que Rio será a sede das olimpíadas de 2016



O presidente Lula tem o trabalho mais fácil do mundo ao promover Rio 2016

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a apresentação do mascote dos Jogos Pan-Americanos de 2007.

Para o jornal americano "The New York Times", o brasileiro não terá dificuldade para promover a candidatura do Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016: "Tudo que Lula tem que dizer é que 'o Rio tem as praias mais bonitas do mundo' e consegue audiência imediata
The New York Times
George Vecsey

O trabalho mais fácil do mundo pertence ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, ao apoiar o Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016. Tudo que Lula tem que dizer é que "o Rio tem as praias mais bonitas do mundo" e consegue audiência imediata. Ele fez esta declaração simples na terça-feira em português ressonante, com tradução em inglês, e logo eu estava imaginando as ondas cobertas de espuma e o Corcovado ao fundo e, bem, eu também, também imaginei a "garota de Ipanema".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a apresentação do mascote dos Jogos Pan-Americanos de 2007. Para o jornal americano "The New York Times", o brasileiro não terá dificuldade para promover a candidatura do Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016: "Tudo que Lula tem que dizer é que 'o Rio tem as praias mais bonitas do mundo' e consegue audiência imediata" Daqui a cerca de uma semana, Lula vai viajar para Copenhaguem para a votação de 2 de outubro do Comitê Olímpico Internacional que vai decidir entre Chicago, Tóquio, Madri e o Rio. Ele certamente mencionará as praias. Mas ele também abordará outros pontos: o Brasil é um gigante econômico emergente e merece representar a América do Sul, que nunca sediou as Olimpíadas.

Sindicalista e ex-operário, Lula fala com paixão das crianças pobres do Brasil, da Argentina ou da Colômbia que poderiam pular num ônibus ou num caminhão para ver os jogos. Mas não está claro se algum dos 106 votantes do COI vai se preocupar com este sentimento populista. Em Nova York para participar da Assembléia Geral das Nações Unidas e no caminho para Pittsburgh, onde acontecerá um encontro do G20 na quinta e na sexta-feira, Lula vai depois para Copenhaguem. Ele está seguindo os passos do primeiro-ministro britânico Tony Blair, que viajou para Cingapura em 2005 e conversou com membros do COI, aparentemente com tanto sucesso que Londres foi escolhida para 2012.

Nenhum comentário: