Translate / Tradutor

terça-feira, 27 de setembro de 2011

De Garanhuns a Paris



lider PT_ARTIGO
"A única sabedoria que uma pessoa pode esperar adquirir é a sabedoria da humildade". T.S. Eliot

Nascido na pequena Caetés, distrito do município de Garanhuns, o pequeno Luiz Inácio da Silva deixou o agreste pernambucano para se tornar, décadas depois, o Lula que o Brasil e o mundo aprenderam a admirar e a respeitar.



Não apenas por suas qualidades de líder político, mas também pela sua capacidade de captar, traduzir e expressar os sentimentos do povo que o elegeu duas vezes presidente da República e o consagrou como o mandatário mais popular que o Brasil já teve na sua árdua e sinuosa história que ultrapassa o meio milênio.

A humildade, como bem registrou o genial poeta e dramaturgo T.S. Eliot, é uma forma especial de sabedoria. É o tipo de qualidade que inspira a humanidade, mas, via de regra, alcança menos as pessoas quanto mais degraus na escada do poder elas galgam.

O título de doutor "honoris causa" que Luiz Inácio Lula da Silva recebeu do Instituto de Estudos Políticos de Paris, o Sciences Po, por sua "contribuição ao desenvolvimento econômico e social de seu país", ainda que indiretamente, premia também a humildade enquanto virtude, tão bem personificada pelo nosso ex-presidente.

Em 140 anos de existência da instituição, Lula é o 16º agraciado com o título, sendo o primeiro latino-americano a receber a honraria.

Em seu discurso de agradecimento, se disse "orgulhoso de ter criado 14 universidades, 126 campi universitários e 214 escolas técnicas", demonstrando que "um metalúrgico sem diploma universitário podia fazer mais do que a elite política do Brasil", embora o preconceito de classe lhe seja uma sombra constante, despertado inclusive pelo anúncio da entrega deste título por parte do Sciences Po.

Os 2.400Km que separam Garanhuns de Santos - e os 59 anos passados após a viagem do menino Lula rumo ao litoral de São Paulo - são ínfimos diante da grandeza à qual as duas gestões do presidente Lula alçaram o Brasil.

Por seus feitos à frente da nossa imensa Nação, que cansou de se conformar em ser "o país do futuro" para transformar o seu presente e tomar para si a condução dos seus rumos, Lula já havia conquistado o seu lugar cativo na história dos grandes vultos do Brasil.

Agora, percorrendo os quatro cantos do globo para partilhar - sempre com a humildade que caracteriza a sua prática e o seu discurso, suas experiências e lições de estadista - Lula caminha para se tornar um personagem dos mais notáveis do nosso tempo.

Paulo Teixeira - deputado federal (PT-SP), líder do PT na Câmara dos Deputados

Nenhum comentário: