Translate / Tradutor

domingo, 4 de setembro de 2011

Somos orientados por um pensamento econômico que nos impede de desenvolvermos plenamente.

Escrevi o texto abaixo há um bom tempo. No momento o governo surpreendeu a todos com a redução dos juros. Ou seja, estavam todos rendidos a alta taxa de juros pratica pelo BC brasileiro. E por isso, resolvi trazê-lo para aumentar as discussões sobre o boquiaberto MERCADO, com a redução da taxa em meio ponto. 

                                                levibronze

por Luís Moreira.

Há uma tese do "MERCADO" de que é preciso aumentar os juros para controlar a inflação, encarecendo o crédito para reduzir a demanda.

E as teses estão sendo replicadas por este país como se fossem um DOGMA com a seguinte afirmação: - é preciso aumentar juros para...

A Globo com os seus especialistas econômicos fizeram uma "cantilena" para o aumento de juros. Na verdade foram duas semanas de "choro" para o aumento de juros, mas parece que Dilma e sua equipe "estão sensibilizadas" para o choro do MERCADO.

E o pior: não houve reclamação. Ninguém do setor produtivo, ou da mídia "apareceu" para reclamar do aumento dos juros. Parece haver uma concordância geral no Brasil para o aumento dos juros.

E as teses vão se constituindo como uma verdade, como se nada fosse possível fazer para ajustar a economia, sem aumentar os juros.

“De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade.” (Joseph Goebbels).

E eu faço os seguintes questionamentos:

Quem é o SR. MERCADO, esta figura ONIPRESENTE em nossas vidas, que tudo manda e o governo obedece?

Quem é que ganha com o aumento dos juros?"

Não existe outra possibilidade de se controlar a inflação neste país?

Sobre as teses, durante todo o mandato de Lula (oito anos) foram colocadas várias :

1. Que o governo Lula apenas surfava nas bases da política econômica (microeconomia e macroeconomia) de FHC;

2. Que o governo Lula tinha sorte;

3. Que o governo Lula não enfrentava turbulências no mercado global;

4. Que o governo Lula surfava numa "bolha econômica" mundial;

5. Que a crise financeira iria acabar com esta "bolha econômica";

6. Que era preciso cortar gastos, que era preciso fazer arrocho fiscal, aumentar juros, etc, etc, etc.

Vejam o que diz Joseph Stiglitz, prêmio Nobel de Economia, em entrevista ao O Globo pensa sobre o aumento de juros para combate à inflação:

Joseph Stiglitzacha, como muitos presentes em Davos, que o Brasil vai bem. Mas, em entrevista ao GLOBO, ele faz um alerta: o combate à inflação - sobretudo a que está sendo "importada" pelo aumento mundial no preço dos alimentos - não deve ser feita apenas subindo a taxa básica de juros da economia. Isso porque essa elevação vai fazer com que pobres no Brasil, que já vêm sofrendo com a alta dos preços dos alimentos, ainda percam o emprego por causa dos juros. Stiglitz prevê o fim do dólar como moeda de reserva e se mostra mordaz na crítica ao seu país: segundo ele, os EUA têm um modelo falho e inspiram pouca confiança para liderar.

E agora no governo DILMA O SR. MERCADO anunciou durante estes últimos dias que o governo iria aumentar os juros em 0,5%, tornando o país o campeão de juros no mundo.

Os jornalistas, os articuladores, os economistas de plantão, "o pessoal do MERCADO" afirmam em uma só gritaria: GOVERNO PRECISA FAZER "AJUSTE FISCAL, CORTAR GASTOS"

E infelizmente a DILMA respondeu como o MERCADO queria. E parece que o SR. MERCADO fez uma súplica de aumento de juros, via à mídia televisiva e impressa deste país.

Na verdade, os jornalistas, os articuladores, os economistas de plantão, "o pessoal do mercado" - vocês devem lembrar que sempre os comentaristas dizem a seguinte frase:

...o mercado está preocupado com as decisões do governo brasileiro; o "mercado" está preocupado com os gastos sociais do governo - é preciso cortar gastos, fazer ajuste fiscal, o "mercado", ..... o "mercado".

Pergunto: quem é este pessoal do mercado?

Não serão os mesmos que estão ganhando rios de dinheiro especulando no mercado financeiro e também ficaram ricos durante o governo Lula?

Não serão os mesmos que ajudaram a quebrar o Brasil durante o governo FHC e ganharam rios de dinheiro?

Seria importante entender, por exemplo, que a inflação é positiva para um economia em crescimento, pior do que isso é a deflação. O atual governo parece ser um governo medroso, como foi o governo Lula na condução da economia. Poderíamos ter feito mais, em termos de desenvolvimento econômico, do que fizemos.

Vejo também que a inflação, no momento é sazonal, há uma forte demanda de alimentos no mundo consubstanciada pelos fenômenos climáticos e meteorológicos que comprometeram a oferta.

Vejam que os produtos industrializados, eletrodomésticos, eletrônicos e e de informática existem muita oferta e muita demanda, mas sem aumento de preços.

O problema da inflação está nos alimentos, nos serviços, nas tarifas públicas e isso merece um olhar mais cuidados do governo.


Joseph Stiglitzacha na entrevista ao O Globo fala que é preciso tratar setores superaquecidos da economia brasileira.

Seria importante entender e questionar que outros instrumentos o governo dispõe para não ficar a reboque do MERCADO, no controle da inflação.

Ou o governo está subjugado pelo MERCADO?

Importante considerar que os economistas que passaram pelo Banco Central do Brasil todos, sem nenhuma exceção, são do "sr. mercado", inclusive o Henrique Meireles que tolheu o crescimento econômico deste país por um bom tempo com sua política de aumento de juros (política monetária e política cambial).

Sinceramente, tive a minha primeira decepção com o governo DILMA com este aumento de juros e eu não ACREDITO NAS TESES DO MERCADO, mas no bom pensamento elaborado de Edgar MORRIN, in Cabeça Bem Feita, quando faz a seguinte reflexão que coloco aqui ipis litteres:

Ora, o conhecimento pertinente é o que é capaz de situar qualquer informação em seu contexto e, se possível, no conjunto em que está inscrita.

Assim, a ciência econômica é a ciência humana mais sofisticada e a mais formalizada. Contudo, os economistas são incapazes de estar de acordo sobre suas predições, geralmente errôneas. Por quê?

continuo com as minhas indagações aos leitores de Olhos do Sertão, nas seguintes reflexões de Edgar Morrin.

.... Como diz Jean-Paul Fitoussi, “muitos desfuncionamentos procedem, hoje, de uma mesma fraqueza da política econômica: a recusa a enfrentar a complexidade...”4.

A política econômica é a mais incapaz de perceber o que não é quantificável, ou seja, as paixões e as necessidades humanas.

De modo que a economia é, ao mesmo tempo, a ciência mais avançada matematicamente e a mais atrasada humanamente.

Hayek dizia:

“Ninguém pode ser um grande economista se for somente um economista.” Chegava até a acrescentar que “um economista que só é economista torna-se prejudicial e pode constituir um verdadeiro perigo”.

Eu me questiono: como os nossos economistas têm sido DANOSOS com o nosso país e com o nosso povo?

Com o todo o potencial deste país e de seu povo, como somos ainda atrasados economicamente?

Como estes economistas quebraram e endividaram este país com os seus planos econômicos e suas teses?

.... continuo com Edgar Morrin com o seguinte questionamento:

“Onde está o conhecimento que perdemos na informação?”

“Onde está a sabedoria que perdemos no conhecimento?”Eliot

“A finalidade de nossa escola é ensinar a repensar o pensamento, a ‘dessaber’ o sabido e a duvidar de sua própria dúvida; esta é a única maneira de começar a acreditar em alguma coisa.” JUAN DE MAIRENA.

E penso que este é o caminho para duvidar desta tese dos aumento dos juros, como se outro remédio, ou receita não fosse possível utilizar.

Por fim, penso que continuamos a sermos orientados por um pensamento econômico que nos impede de desenvolvermos plenamente.

Abraços.
Luís Moreira

Nenhum comentário: