Translate / Tradutor

domingo, 5 de setembro de 2010

Como levar Mercadante para a vitória no segundo turno das eleições paulistas.

Nâo sou nenhum conhecedor de marketing para campanhas políticas, mas confesso que sou muito decepcionado com a campanha eleitral do Mercadante em São Paulo. 

Priemeiro é importante dizer claramente que Mercadante é um dos melhores políticos que São Paulo já produziu nestes últimos dez anos, com ótima formação intelectual, preparado do ponto emocional para gerir a coisa pública com transparência e de forma republicana, mas isso não ganha eleição. O que ganha, então? 

FHC respondeu em sua entrevista na ISTOÉ quando diz que é importante buscar contato com o povo, ou seja, é preciso fazer o povo sentir a política. 

Mercadante está distante ainda do povo paulista que precisa de carinho, mas contato físico. Falta nas palavras de Mercadante mais energia, mas emoção para conquistar mentes e corações. Não basta um discurso bonito, é preciso convencer, é preciso fazer o povo sonhar. 

Como? Nâo sei, mas as palavras da Dilma, sua forma de expressar, sua forma de relacionar com o povo brasileiro em suas andanças pelo Brasil têm conquistado o povo brasileiro. Não estaria faltando ao Mercadante um banho de Lula para melhorar o seu jogo de cintura?

Por outro lado, a propaganda eleitoral de Mercadante não está casando o candidato com Lula nos programas sociais. Vejamos um exemplo:

São Paulo tem um carência habitacional muito grande. O que fez Mercadante? Até o presente momento muito pouco para falar do projeto Minha Casa Minha Vida. 

Eu penso que Mercadante deveria fazer o povo paulista mais humilde sonhar com suas casas, quando todo o dia uma favela paulista pega fogo. E até agora, o programa do Mercadante não tem trabalhado nesta questão. 

Dilma falou que vai criar uma linha de financiamento de móveis e eletrodomésticos para equipar as casas do programa Minha Casa Minha Vida. E os empresários destes setores já estão alvoraçados, vendo um filão a ser explorado com maior racionalidade. E muitos eleitores já estão sonhando com esta possibilidade. 

E no momento presente, Mercadante não tem feito o povo paulista sonhar. Novamente digo que não basta falar, prometer, é preciso fazer o povo paulista sonhar, assim como o povo brasileiro está sonhando. 

O que explica DILMA ter mais intençao de voto do que o SENADOR MERCADANTE? O que explica DILMA bater SERRA E A MÍDIA PAULISTA? 

Por fim, é triste ver uma campanha incompetente como a do senador MERCADANTE. Não é o GERALDO que está ganhando, mas o MERCADANTE  que está deixando de ganhar pela incompetência de fazer o povo paulista sonhar de um lado, de outro para casar a campanha paulista com a campanha da DILMA. Por quê?

Porque os paulsitas não estão satisfeitos com os governos demotucanos. Há uma insatisfação geral pelo alto índice de violência, insegurança, problemas graves de saúde, educação, segurança, transporte e tudo mais. 

Os demotucanos estão desmontando o estado de São Paulo, mas o povo paulista só vai reprovar os demotucanos se a campanha petista conquistar o eleitor paulista no corpo a corpo, em uma linguagem mais próxima do eleitor. 
Veja o vídeo abaixo, a primeira parte da propaganda da DILMA ajuda MERCADANTE, e penso que a campanha da DILMA deveria também centrar esforços para tentar desconstruir o governo demotucano. 

Nenhum comentário: