Translate / Tradutor

sábado, 13 de março de 2010

"Alguns da mídia e do grupo demo-tucano "gozaram" com a "coisinha" do PIB de 2009.


Lula diz que viu satisfação na divulgação da queda do PIB
Autor(es): Evandro Fadel
O Estado de S. Paulo - 13/03/2010


No discurso realizado na inauguração de unidades de produção da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, Lula referiu-se ao anúncio de anteontem, que apontou queda de 0,2% no Produto Interno Bruto (PIB) do ano passado.

"Eu vi a cara de algumas pessoas na televisão falando do PIB. Alguns, vi até a ponta de um sorriso: finalmente nós pegamos o Lula porque o PIB dele não cresceu. Hoje, fazem comparação até com o Marechal Deodoro da Fonseca", disse.

Segundo ele, em 2009, o mercado interno e a "coragem do povo" fizeram com que o Brasil fosse o último a sofrer a crise internacional e o primeiro a sair. Tanto que o consumo por família subiu 4,1%.

De acordo com o presidente, alguns setores empresariais "ficaram com medo e deram cavalo de pau em seus investimentos". Ele citou particularmente o segmento automobilístico, que teria reduzido os investimentos "seguindo orientação da matriz".

"Mas logo em março passou a bater recorde de vendas, este ano bateu outra vez e este mês bateu outra vez", reforçou. "O que mostra que não havia razão para parar bruscamente a produção no País."

"Este país resolveu se transformar em grande economia, não quer mais ser visto como insignificante", afirmou. Em entrevista, Lula disse que outras empresas também preferiram reduzir investimentos, o que ele considerou "compreensivo" em razão da incerteza.

"Somente quem não parou foi o governo, quando a crise surgiu tomamos a decisão de aumentar os investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento, na Petrobrás, e garantir mais crédito e mais financiamento", ressaltou.

Para ele, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, tem razão quando diz que o ano de 2009 terminou de forma extraordinária e há perspectiva excepcional para este. "Acho que vamos ter um 2010 extraordinário", animou-se.

Nenhum comentário: