Translate / Tradutor

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Fim da era Lula ou início?q


Lula se despede no Nordeste com MCMV e refinaria

Cristiane Agostine - De São Paulo

Valor Econômico - 30/12/2010


O presidente Lula anunciou na Bahia que o "Minha Casa, Minha Vida" superou a meta de 1 milhão de casas. Ele retornou a Brasília onde, no sábado, transmite o cargo a Dilma Rousseff


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu dois Estados do Nordeste para participar das últimas inaugurações de seu mandato. Na Bahia, Lula anunciou que o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV), superou a meta inicial de 1 milhão de casas e divulgou a contratação de 1 milhão e 3 mil de moradias. No Ceará, participou do lançamento da pedra fundamental da refinaria Premium II e terminal no Complexo Industrial e Portuário de Pecém, antecipou a permanência de José Sérgio Gabrielli na Petrobras no próximo governo e homenageou o vice, José Alencar, que segue internado em São Paulo.

Ao participar da cerimônia de entrega de casas do programa habitacional em Salvador, Lula disse estava lá para "lavar a alma". "Um milhão e 3 mil casas contratadas. Fizemos isso para dizer àqueles que duvidavam, que nunca mais ousem duvidar da capacidade de construção de casa dos trabalhadores brasileiros e do governo que está determinado a resolver o problema do déficit habitacional do país", afirmou. "Para aqueles que escreveram que não íamos entregar, que reescrevam e peçam desculpas", disse.

Horas antes, em Fortaleza, Lula disse que se dependesse de formadores de opinião não teria "nenhum voto". "Todos escrevem contra mim, mas o meu formador de opinião é o catador de papel, é o índio, é uma professora, é um médico, é um pedreiro, é um engenheiro, é um profissional liberal, são os empresários que pensam neste país. São os meus formadores de opinião pública."

Nas duas cidades, Lula lembrou de sua trajetória e disse que sua sucessora, Dilma Rousseff, terá como responsabilidade provar aos "machistas" que as mulheres são "tão capazes ou mais dos que os homens". "Dilma tem que provar que uma mulher não nasceu apenas para arrumar cama ou lavar louça, que a mulher pode governar este país", disse, em Fortaleza. "Se ela fracassar, os machistas de plantão vão dizer que o lugar de mulher era lavando chão, limpando cocô de criança. As mulheres têm tanto ou mais competência do que nós homens", reforçou, em Salvador.

Nenhum comentário: