Translate / Tradutor

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Ele vai fazer falta

A despedida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou grande repercussão na imprensa internacional com reportagens destacando principalmente com a sua popularidade. A avaliação é de que seu governo foi bom, apesar de algumas lacunas.

O americano "The Wall Street Journal" destaca os avanços do governo Lula e despedida com uma folgada vitória.

Já o correspondente Bradley Brooks, da Associated Press, afirma que Lula está deixando o poder com um país transformado. Nem os seus adversários podem negar os avanços de sua administração, afirma. 

"The Guardian", destaca o fato de cerca de 20 milhões de brasileiros terem saído da linha da pobreza.
O jornal inglês também fala sobre a possibilidade da volta de Lula em 2014 ou 2018.

Já a reportagem do americano "The Christian Science Monitor" fala  que Lula  conseguiu fazer o Brasil sede da próxima Copa do Mundo e da Olimpíada de 2016. "Ele vai fazer falta", afirma o jornal.


O site "The Huffington Post" reproduz vídeo da agência Reuters mostrando Lula se emocionando em discursos nos últimos dias de governo.

No site do francês "Le Monde", o destaque vai para o fato de Lula negar a extradição do italiano Cesare Battisti como último ato de seu governo.

No italiano Corriere della Sera, a questão também recebe grande atenção.

Enquanto isso, o blogueiro Ramón Lobo, do site do "El País", compara Lula ao líder sul-africano Nelson Mandela. "Em uma época em que o poder corrompe, mancha e modifica os que o ocupam e decepciona os eleitores, Lula tem um resultado extraordinário", afirma. 

Nenhum comentário: