Translate / Tradutor

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Por que Aécio será vice do Serra?


A aliança entre Serra e Aécio para formação da chapa puro sangue acontecerá. Por quê? Porque os tucanos já jogaram os números na mesa de Aécio. Na verdade o Aécio não tem opção se ainda pretende um dia disputar as eleições presidenciais. ,

Eles acham que podem ter oito anos com Serra e oito anos com Aécio. Falta só combinar com o povo, mas o PIG entrará com as facas nos dentes para eleger esta dupla. É questão de sobrevivência para a oposição demo-tucana e para o PIG.

Se Dilma vencer a oposição será minguada ao extremo, como também o PIG perde força e gordura criada durante a ditadura e nos governos de Sarney, Collor e FHC.

É muito fácil entender o por quê. Dilma vence as eleições e tem todas as condições para fazer um governo igual ou melhor do que o presidente Lula.

Lula criou todas as condições possíveis para o seu sucessor governar o país com mais tranquilidade pelos projetos em andamento de infra-estrutura do país.

Diante disso, o PSDB considera que Dilma poderá tranquilamente governar por 8 anos e eles acham que o sucessor de Dilma é imbatível -  Lula da Silva, o qual acho improvável porque o mesmo estará fazendo carreira internacional em um organismo multilateral.

Por tudo isso é que a mídia demo-tucana se assombra com esta perspectiva de perda de poder juntamente com a oposição demo-tucana.

Portanto, a eleição de 2010 para presidente será uma das mais tensas e nervosas, se não a mais suja pelo envolvimento da mídia (especialmente Rede Globo, Folha, Estadão, Veja, Istoé, Band e assemelhados espalhados por todo o país) Aqui no Ceará jornais como Diário do Nordeste e O Povo replicam de forma acentuada as tendências dos grandes jornais.

O Aécio será obrigado a aceitar a candidatura de vice de qualquer forma e qualquer jeito. Que viver verá. No momento, coloca-se como improvável para vender caro esta candidatura.

Mas tenho certeza que os mineiros Dilma, Hélio Costa, Zé Alencar darão conta do recado em Minas e desmontarão a aliança do atraso para o Brasil.




Tucanos estão sem opção para vice na chapa de Serra

O almoço que reuniu a cúpula do PSDB, nesta segunda-feira (11) na casa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo, foi para tentar convencer o governador de Minas, Aécio Neves, a compor com José Serra a chapa tucana que disputará a sucessão presidencial. Aécio voltou a dizer que sua prioridade é a eleição em Minas e recusou o convite.
Aécio participou do almoço ladeado por seus principais aliados no PSDB: o presidente da sigla, senador Sérgio Guerra (PE), e o senador Tasso Jereissati (CE) que, junto com Fernando Henrique tentaram convencê-lo a formar uma chapa puro-sangue encabeçada por Serra.

Ao abandonar a sua pré-campanha à sucessão presidencial, Aécio se fortaleceu junto a cúpula do Partido e ao dizer “não” ao assédio dos dirigentes partidários torna ainda difícil a candidatura de Serra.

A tentativa dos tucanos de formar uma chapa puro-sangue é resultante da falta de aliados. O DEM, principal aliado do PSDB, não tem mais quem oferecer para a vaga de vice. Por outro lado, o PSDB avalia que um candidato do DEM atrapalha mais do que ajuda.

Acuado pelo escândalo no Governo do Distrito Federal, o DEM perdeu seu principal nome - o governador José Roberto Arruda, acusado de ser o dirigente do esquema de corrupção. A Executiva Nacional ensaiou a expulsão de Arruda do Partido, mas ele se desfiliou antes. Mesmo assim, o DEM sai do episódio com a imagem arranhada.

Nesse cenário, os principais dirigentes do PSDB, liderados por Fernando Henrique, não medem esforços para tentar convencer Aécio a preencher a vaga. De fato, a união dos maiores colégios eleitorais do País - São Paulo e Minas Gerais - fortaleceria a chapa tucana.

Nenhum comentário: