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domingo, 31 de janeiro de 2010

O que todo paulista e paulistano precisa saber sobre onde Serra e Kassab investem o dinheiro público

Comentário: Desde a derrota de 2002 que Serra está em campanha para eleição presidencial. Veja que os gastos do orçamento em publicidade é muito grande, enquanto o povo está literalmente na merda. Estou agora novamente assistindo o Canal Livre, onde entrevistadores e entrevistado procuram ocultar o nome do Serra como o grande incompetente nesta história toda.

A cidade de São Paulo está parada, literalmente parada pela incompetência de 20 longos anos de alternância de governos demo-tucanos.

Até que o que entrevistado diz que os problemas de São Paulo se referem à falta de gestão pública, mas o nome demo-tucano, não aparece.

Se fosse gestão petista, certamente o nome do gestor estava aparecendo nas falas de entrevistados e entrevistadores.

Leia abaixo e tire as suas conclusões.

Sem assumir candidatura, Serra investe em publicidade e tenta nacionalizar sua gestão

Comedido no discurso e ágil na propaganda
Flávio Freire – O Globo

Por mais que evite assumir a candidatura à Presidência da República, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), não tem poupado energia — e propaganda — neste período de pré-campanha com contornos eleitorais bem definidos. Se nos últimos dois meses o tucano posou em retroescavadeira para inaugurar canteiros de obra e acelerou a entrega de apartamentos populares, a campanha tucana começou muito antes e com a indisfarçável tarefa de nacionalizar o governo paulista.

Começava o ano de 2009 quando, numa estratégia de marketing, o setor de comunicação do governo paulista decidiu apresentar aos eleitores do Acre e do Paraná o trabalho da Sabesp, estatal responsável pelo saneamento básico que atua exclusivamente em território paulista. Com o Rodoanel, um dos carros chefes do governo, o roteiro foi o mesmo, e as imagens de enormes viadutos invadiram televisores até na Paraíba. Resultado: o PT questionou o Ministério Público sobre a propaganda, que deixou de ser veiculada.

— O governador José Serra vai apostar todas as suas fichas no currículo de gestor, por isso ele lançou essa ofensiva publicitária. Ele vai querer mostrar que funciona administrativamente — analisa o cientista político Rubens Figueiredo. — O problema é que esse tipo de estratégia sempre vai dar margens para críticas da oposição.

Refratário à ideia de que deve lançar seu nome em contraponto à candidatura governista, Serra preferiu reforçar sua agenda a declarar que é o nome do PSDB na disputa. Os compromissos oficiais parecem ter inflado nos últimos dois meses. Ele mesmo disse dias atrás que pretendia trabalhar “como nunca” neste início do ano.

Alguns palanques depois, afirmou que seu governo “fez tanto que não dá para inaugurar tudo”.

Nesse compasso, o governador paulista não para de ir para a rua.

Nesta última semana, acordou cedo para despachos internos, antes de uma série de inaugurações. Anunciou a entrega de 15 novos postos do Banco do Povo (foram apenas duas agências nos três primeiros anos do governo) e ainda 325 apartamentos da CDHU em Itanhaém, no litoral paulista. Antes, Serra também esteve em Atibaia e São Bernardo do Campo, onde participou da cerimônia de entrega de chaves de moradias populares.

Os eventos são marcados por um grande aparato, muitas vezes contando até com apresentadores que distraem a plateia.

Na virada do ano, o governador paulista deu uma de suas maiores tacadas, num claro sinal de que a intenção de concorrer à Presidência não é assunto assim tão improvável.

Com investimento de R$ 50 milhões, encomendou sete peças publicitárias que enalteciam algumas de suas principais obras, como a calha do Rio Tietê, o Rodoanel e a linha 4 do Metrô.

Obra do metrô: menina dos olhos do tucano As obras do Metrô parecem a menina dos olhos do tucano. No último dia 17, Serra pôs capacete e assumiu uma retroescavadeira como símbolo da inauguração do canteiro de obras da futura estação Adolfo Pinheiro, prevista para ser entregue à população apenas em 2012.

Ainda assim, o pré-candidato tem preferido dizer que, ao contrário dos demais políticos, os tucanos são conhecidos por não fazer propaganda de suas gestões. Em evento recente, quando anunciou R$ 250 milhões para pequenas obras nas escolas estaduais, antes do início das aulas, disse que o PSDB não tem por hábito fazer propaganda de suas administrações.

— Tucano é nota 100 em matéria de esconder as coisas — dissera ele, que entregava naquele mesmo instante material escolar com o logotipo do governo paulista

Infográfico da revista Época: gastos comparativos da União, do governo Serra e da prefeitura de Kassab com publicidade 

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