Translate / Tradutor

domingo, 29 de julho de 2012

Pessoas como Conceição Alves fizeram diferença para que o Campus da UFC ficasse em Russas.


Nós apoiamos!

Todos devem lembrar de quando os estudantes de Russas quiseram o Campus Avançado da UFC. Assim que descobrimos a possibilidade de angariarmos esse incontestável valor, não deixamos o tempo passar. 

Soubemos de Lindemberg Gonçalves, através da Casa dos Amigos de Russas – CARUS; marcamos um passo para o início desta grande batalha onde anunciamos para Russas a nova chance de realização do mais antigo e sonhado sonho de Russas: a Faculdade. Assim, formou –se ( em dias nervosos, de muita tensão) a COMISSÂO ESTUDANTIL RUSSANA PELO CAMPUS AVANÇADO. O movimento se iniciou através do abaixo assinado projetado pela CARUS, com Jardênia e Eu, conversando de comércio em comércio, de loja em loja, de instituição a instituição. A partir de então as pessoas começaram a sonhar conosco essa nova possibilidade.


No encontro cultural seguinte, exatamente no encontro com universitários, houve a grande reação: os estudantes gritaram alto e forte “Queremos o Campus Avançado da UFC”. E assim, a Sociedade tomou total conhecimento. Nesse encontro, Ermerson,Kaliane, Jackson, Tancredo, Lídia, Marcelo, Renan, Bruno, Raul, Cássia, Francis Júnior, Jardênia, Darkson, Cristina, Fábio, e outros junto à classe estudantil iniciamos uma grande batalha. Sabendo que Russas havia sido desde muito tempo uma Cidade sem muita articulação política, os estudantes foram à Câmara exigir que os representantes do legislativo buscassem apoio daqueles deputados nos quais Russas tinha votado. Foi aí que mais percebemos a dispersão política de Russas: é aqui que mais se via candidatos – ninguém se unia para apoiar o bem para Russas, por que cada um , individualista, pois ,não? Alavancava uma bandeira em prol de qualquer candidato que jogasse dinheiro nas mãos ( parece-me).Quem perdia com isso? Sempre Russas. Foi assim que os universitários puderam “gritar” pelo Campus Avançado da UFC em Russas. É claro que Russas inteira apoiou esse movimento com o qual chegamos a 12 mil assinaturas em 5 meses de coleta!
Um atraso cultural reflete no Campo político. Não podemos deixar Russas cair novamente nas mãos de pessoas que não compreendem uma Cidade sustentável, uma Cidade Universitária, um desenho urbanístico adequado ao crescimento. Assim, em nome dessa Comissão Estudantil Russana pelo Campus Avançado (CERCA), conclamo a todos os estudantes Universitários e de Ensino Médio, a refletir sobre a nossa Tão próxima Cidade Universitária: Russas e a maneira correta de estabelecer critérios para seu crescimento estrutural, com respeito ao social, cultural, ambiental e acima de tudo, humano.
Conceição Alve

Um comentário:

Anônimo disse...

Não podemos deixar o povo russano sem esta grande universidade. Por causa do atraso político das pessoas que não tem visão e nem comprometimento com o progresso desta cidade tão perto de Fortaleza e que insiste em não crescer. Precisamos de políticos interessados com o cresciemnto e a valorização desta cidade, tão boa e calorosa.