Translate / Tradutor

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Russas -Cidade Inteligente. Como?


Consoante com a política de Inclusão Digital do governo estadual e federal os russanos precisam eleger um Gestor Público que esteja acordado para essa realidade, integrando Russas para essas oportunidades e possibilidades da era da Sociedade do Conhecimento. 

E principalmente que esteja no seu projeto político os fundamentos da Tecnologia da Informação e Sistemas Informação capazes de interligar todos os órgãos e serviços municipais, escolas, hospital, postos de saúdes. 

O objetivo principal é focar na melhora desses serviços públicos aos cidadãos russanos. Como aceitar que falte remédios nos postos, quando os gastos públicos em saúde estão descritos no portal da Transparência Pública? Corrupção? 

E nesse sentido, o maior desafio para transformar Russas em uma Cidade Inteligente é Gestão Pública inovadora, que possa desenvolver toda uma infra-estrutura tecnológica para integrar os serviços e implementar a Inclusão Digital de todos os russanos.

Postos de saúde integrados a central de informação, o gestor público com apenas um toque na tela de seu computador pode saber como está o estoque de remédios em determinado posto, ou como está a procura por médicos, etc. 

E é isso que propomos para Russas quando acreditamos na possibilidade de uma Cidade Inteligente e Sustentável. 

Na verdade, o grande desafio é oferecer para todos cidadãos russanos amplo e irrestrito acesso internet (com instalação de cabos nos prédios públicos e redes sem fio) em parceria com os governos estadual e federal, principalmente a base do Cinturão Digital.  

Nesse sentido, o primeiro programa estruturante para Russas é a conectividade, aproveitando a infra-estrutura de redes e antenas do Cinturão Digital, onde o governo municipal de Russas entrará com a contra-proposta ao governo estadual e também federal. No entanto, o município de Russas vai desenvolver a sua estrutura tecnológica de conectividade, se necessário for. 

Talvez, mas o problema maior é gestão pública, onde a tecnologia da informação possa ser um meio eficiente para qualificar as informações para a tomada de decisão do Gestor Público. 

Para isso, será necessário implementar o setor de Tecnologia da Informação do município de Russas, fundamentado no desenvolvimento do software livre. 

Os estudiosos do assunto sobre cidade inteligente afirma que para construir uma Cidade Inteligente é preciso uma infra-estrutura de banda larga, apostar na inovação, iniciar a democracia digital para criar um cultura das tecnologias digitais, principalmente nas escolas e nos órgãos públicos, implementando o Governo Eletrônico - E-gov.  

E para isso vamos formalizar a parceria como o governo estadual e seu programa de banda larga- O Cinturão Digital do Ceará que  permitirá a conectividade dos cidadãos em alta velocidade e os serviços públicos serão beneficiados de telemática, educação à distância, monitoramento das vias públicas através de Câmeras.

E um Gestor Público com essa visão de Cidade Inteligente e Sustentável, possibilitará que a população russana acesse internet em qualquer ponto do município de Russas, através de Telecentros, praças, escolas e comunidades, atuando no Controle Social das Contas Públicas do Município, através dos Terminais.

A verdade é que todo o cidadão terá internet banda larga de graça em qualquer parte do município de Russas. E quem melhor para construir a cidade dos nossos sonhos, que crie oportunidade para os nosso filhos? Que possa cuidar do povo, com inteligência e e sabedoria? 


Odilo Almeida, na minha modesta opinião é melhor pré-candidato para transformar Russas em uma Cidade Inteligente e Sustentável, principalmente por seu conhecimento arquitetura, urbanismo, meio ambiente e tecnologias digitais. 


Acompanhe Odilo Almeida em seu blog e no facebook. E pergunte sobre como seu projeto para transformar Russas em uma Cidade Inteligente e Sustentável.


Odilo Almeida já está visitando as comunidades para a construção do projeto que será apresentado à toda população na campanha eleitoral. 


Acredite, Odilo Almeida será o melhor prefeito de Russas, questão não só pensada por mim, mas pela maioria dos intelectuais de Russas. Tudo é uma questão de tempo. 

2 comentários:

yan disse...

Acho que falta apenas um pouco mais de investimento para Russas se tornar uma cidade digital...Russas é a única cidade do Vale do Jaguaribe a ser contemplada pelo programa telecentros.BR e a realizar eventos de grande porte voltados para Inclusão Digital, Tecnologia e Software Livre(Semid e Flisol) ptudo isso trazido pelo Projeto Ação Digital em seus quase 4 anos de existência...

olhosdosertao disse...

E com os projetos Cinturão Digital do governo estadual e também Banda Larga teremos um bom caminho de parcerias e projetos para transformar Russas em cidade inteligente.

Atenciosamente,
Luis Moreira