fonte : Walter Leite
Russas precisa eleger um prefeito que entenda de Gestão Pública e que possa transformá-la em uma Cidade Inteligente e Sustentável, eficiente com planejamento urbano que equivale a uma agenda verde com desenvolvimento da sociedade do conhecimento.
Russas como Cidade Inteligente e Sustentável deverá resolver os problemas de Gestão dos resíduos sólidos (coleta do lixo), do trânsito (monitoramento através de câmeras), integração de todos os órgãos da Prefeitura (e-gov - governo eletrônico), incluindo todas as escolas municipais com programas de inclusão digital para atingir a educação de qualidade, com ordenamento urbano, onde a política de meio ambiente esteja integrada nesse projeto - Cidade Inteligente e Sustentável.
Onde, em qualquer comunidade, o russano pode ter a possibilidade de consultar as contas da prefeitura, atuando no Controle Social. E onde de qualquer lugar um cidadão russano pode marcar uma consulta medica.
E quem melhor para implantar isso do que o arquiteto Odilo Almeida em parceria com o governo estadual e federal, através do líder do governo no Congresso, Senador Pimentel?
Odilo Almeida e o Senador José Pimentel: isso é Russas com ótimas possibilidades junto ao Governo Federal. Mas depende de todos nós. - O Araibu |
Russas precisa experimentar as experiências inovadores de Gestão Pública, como o Orçamento Participativo do Partido dos Trabalhadores .
É claro que sim, mas antes é preciso fazer algumas elucubrações sobre questões como homem político, cidadania e participação política, para se chegar aos conceitos de Cidade Inteligente e Sustentável.
No momento pare, olhe para as suas mãos e verás o grande poder que tens para mudar a realidade de Russas, uma cidade sem Planejamento e Gestão Pública eficientes. Olhe-se e pergunte se seu voto é uma arma de transformação ou instrumento de reprodução.
Pergunto: que futuro tem Russas quando nas eleições as conversas giram em torno de cifras?
Já disse um jornalista em Russas que nenhum cidadão deva se meter em política se não tiver o que gastar. Isso quer dizer que a corrupção começa nas eleições?
O que faz um cidadão vender o seu voto e depois reclamar que que não posto de saúde, escola, saneamento básico?
Nenhum cidadão é livre para escolher o melhor entre os seus cidadãos para ser Gestor Público de sua cidade?
Pergunto: que futuro tem Russas quando nas eleições as conversas giram em torno de cifras?
Já disse um jornalista em Russas que nenhum cidadão deva se meter em política se não tiver o que gastar. Isso quer dizer que a corrupção começa nas eleições?
O que faz um cidadão vender o seu voto e depois reclamar que que não posto de saúde, escola, saneamento básico?
Nenhum cidadão é livre para escolher o melhor entre os seus cidadãos para ser Gestor Público de sua cidade?
Ok, a resposta é que o voto é sim a arma da tranformação, mas precisam-ter homens e mulheres conscientes, mas o que é isso?
Os homens e mulheres conscientes são aqueles que têm consciência histórica. Sabe dos problemas e da cidade e busca soluções. Não aceita ser objeto de manipulação, antes quer comandar o seu próprio destino, com participação política.
A participação política é ação individual na vida política, de forma ativa e consciente, onda os cidadãos devem estar preparados para fazer escolhas, tomar decisões e atuar em sua comunidade.
Pedro Demo afirma que "participação é conquista social, uma fonte de saber que contribuirá para a transformação social". Assim, o cidadão é protagonista da vida política de sua pólis.
Nesse sentido, Betinho também escreve que o cidadão precisa participar das decisões que interferem em sua vida. Continua Herbert de Souza, o Betinho: "um cidadão não deixa passar nada, não abre mão desse poder de participação
E não abrindo mão, poderá contribuir para Construir uma Cidade Inteligente e Sustentável, que é um novo processo revolucionário de Gestão Pública, fundamentada na democracia participativa.
Segundo Cezar Taurion Cidade Inteligente demanda um novo patamar de colaboração, não apenas entre os diversos setores de uma instância de governo, como a municipal, mas desta com os órgãos dos governo estadual e federal, em novos parâmetros e maneiras de se pensar e agir.
Cidade Inteligente é uma cidade que utiliza da Tecnologia da Informação e da Comunicação para melhorar qualidade de vida dos cidadãos e atrair oportunidades e negócios, com soluções inovadoras, com Centros de Operações que capta num único local, informações e imagens, produzidas em tempo real por diversos órgãos municipais.
Veja meu amigo leitor:
não seria interessante que todos os órgãos municipais estivessem interligados, que todas as comunidades tivessem de acessos ao cidadão?
não seria interessante que, por exemplo, todos os postos de saúde tivessem sistema de informação para controlar de estoques de remédios, consultas, onde o cidadão pudesse ter controle dessas informações, consultando um terminal?
não seria interessante que as nossas escolas fossem acompanhada por um equipe multidisciplinar para acompanhar a inserção das tecnologias na escola, com os tablets? E todas as escolas interligadas em rede com a Secretaria Municipal de Educação de Russas?
E onde estão as oportunidades? Vocês já ouviram falar do Cinturão Digital do Ceará?
Consoante com a política de Inclusão Digital do governo estadual e federal os russanos precisam eleger um Gestor Público que esteja acordado para essa realidade, integrando Russas para essas oportunidades e possibilidades.
O Cinturão Digital do Ceará permitirá a conectividade dos cidadãos em alta velocidade e os serviços públicos serão beneficiados de telemática, educação à distância, monitoramento das vias públicas através de Câmeras.
E um Gestor Público com essa visão de Cidade Inteligente e Sustentável, possibilitará que a população russana acesse internet em qualquer ponto do município de Russas, através de Telecentros, praças, escolas e comunidades, atuando no Controle Social das Contas Públicas do Município, através dos Terminais.
E devemos lembrar que os gestores atuais nao tem uma visão holística da cidade como um todo, a cidade como um organismo vivo, mas apenas visões fragmentadas de setores específicos que são tratados de forma isolada.
Como construir uma Cidade Inteligente?
Para se ter uma cidade inteligente (CI) é necessário combinar:
oferta ampla de banda larga para empresas, prédios governamentais e residências;
educação, treinamento e força de trabalho eficazes para oferecer trabalho do conhecimento;
políticas e programas que promovam a democracia digital, reduzindo a exclusão digital, para garantir que todos setores da sociedade e seus cidadãos se beneficiem da revolução da banda larga;
inovação nos setores público e privado e iniciativas para criar agrupamentos econômicos e capital de risco para apoiar o desenvolvimento de novos negócios;
marketing do desenvolvimento econômico efetivo que alavanque a comunidade digital, para que ela atraia empregados e investidores talentosos.
Por fim, a característica distintiva de uma cidade inteligente é o grande desempenho no campo da inovação, pois a inovação e a solução de novos problemas são recursos distintivos da inteligência
Cidade Inteligente discute permanentemente questões da cidade, tais como: o urbanismo, o meio ambiente, a história, a cultura e a produção tecnológica, tendo como pano de fundo a educação, presente em todas as fases da vida do ser humano.
E como construir uma Cidade Sustentável?
Cidade sustentável é uma cidade que possui uma política de desenvolvimento urbano, de tal modo que promova medidas para proteger o meio ambiente natural e contruído, garantindo a função social ambiental da propriedade na cidade.
A sustentabilidade é um assunto complexo que envolve as dimensões ambiental, social, econômica e temporal dos processos urbanos.
Significa a compatibilidade constitucional do desenvolvimento urbano, assegurando o direito das gerações atuais e futuras ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário