Translate / Tradutor

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Quem são os Mercenários de Russas?

    
(montagem postada no facebook, por quem? - não concordo com isso) 
Até que limite a figura de Raimundo Cordeiro de Freitas pode ser desgastada para, assim, servir de “instrumento útil” aos eleitores pró-Weber Araújo? 


Perfis como RussasUrgente, no facebook, que objetivos propõem? E RussasComunica Russas? Onde estão o debate de ideias, de propostas? Dos projetos que Russas precisa para se desenvolver de forma Inteligente e Sustentável? 

Ao que parece, essa é a estratégia das estratégias de tais eleitores que, a pretexto de uma crítica à atual administração, estão explorando ao máximo a relação de comparação entre Weber Araújo e o atual prefeito, como se isso, por si só, credenciasse Weber como excelente gestor.


Essa polarização é, em boa parte, um artifício que encobre o quadro mais amplo dessa disputa. E por mais que os pró-Weber critiquem a administração de Raimundo Cordeiro isso não significa uma plataforma política, um conjunto de propostas, algo que se possa oferecer à população como uma esperança e uma realidade. O povo de Russas merece algo muito melhor.

Mas é exatamente disso, dessa sangria sobre Raimundinho, que os eleitores pró-Weber têm se alimentado diuturnamente. Não é só uma desforra, mas um desvio de foco. Adiante, o próprio Weber terá de apresentar mais que a revolta de seus seguidores, pois que ódio nenhum constrói cidadania.

Um mito (uma mentira) que se construiu no decorrer desses anos é o de que Weber é inquestionável, atributo este de um deus! Ressalte-se que seus opositores, em especial Raimundo Cordeiro, a contragosto, contribuíram pra isso. Mas o fato é que Weber é um homem de carne e osso, passível de erros. Elevá-lo à categoria de inquestionável é gerar uma ilusão. E pelos comportamentos de certos eleitores o efeito nocivo dessa visão já se demonstra: tem gente com as vísceras à flor da fala, gente pronta a considerar heresia qualquer crítica que se possa falar sobre Weber. Essas pessoas querem calar a boca dos que não acreditam na santidade de Weber Araújo.

E estão a me atacar pelas redes sociais porque resolvi mostrar o copo meio vazio do ex-prefeito Weber aqui, aqui e aqui

Lembremos que Weber já não conta com tantos apoios como no passado. Isso pesa. Ademais, o PRB não é um partido expressivo. Isso também pesa. E muito! Por mais que os apaixonados não queiram enxergar, existem sim outras forças, forças alternativas, pessoas se organizando, conversando e se movendo. Não adianta contar com o ovo na cloaca da galinha.

Weber Araújo não é inquestionável e nós saberemos de suas fraquezas e de suas forças nos debates. Ah, os debates! Até a última eleição ele não enfrentou alguém disposto a examinar os detalhes das políticas, das ações. 


E já não estamos num tempo onde bastavam uns acenos, uns apertos de mão e uma pose de vítima ― que Weber interpreta muito bem, diga-se, talvez bem melhor que muitos atores globais. E ainda melhor, com boca cheia dizer: EU AMO RUSSAS!!!!!

Estamos de olhos abertos e julgando pessoas de carne e osso e seus projetos, questionando suas contradições e suas verdades.

Weber Araújo é um homem e é, como todos, falho. Santo nunca foi. Nem é, nem será, como tem demonstrado os processos jurídicos que enfrentou e enfrenta por erros contábeis em seus mandatos, que aqui estão  relacionados no TJ, TCM e pela contas desaprovadas na Câmara Municipal de Russas. 



Importante lembrar que o ex-prefeito teve a recomendação pelo TCM para a desaprovação de suas contas, o que foi seguido pela Câmara Municipal de Russas, o que o impede de disputar as eleições municipais, segundo a dita Lei da Ficha Limpa. Veja lista aqui de processos e aqui também.

E veja como funciona a lei da Ficha Limpa. E aqui a relação dos políticos ficha-suja do Ceará.

Vale lembrar que as últimas tomadas de decisões da administração,como redução de salários de servidores, como a inaptidão para lidar com a gestão do lixo dos russanos têm transformado o atual prefeito como um saco de pancadas de eleitores "webistas". 

Se isso é suficiente para ganhar uma eleição o tempo dirá, no entanto Collor de Melo ganhou uma eleição, tendo criado a figura do "Caçador de Marajás", aqui parece que estão criando a figura dos "Mercenários de Russas" com esse mesmo objetivo. Conseguirão? 


Importante perguntar: 


quem são os Mercenários  de Russas? 


Supostos eleitores russanos que vendem os seus votos? 


Alguns políticos que compram votos? 


E políticos que vendem apoio político na eleição de prefeitos, vereadores e depois para deputado? 


E políticos russanos que trocam de partido e de candidato a deputado federal como se troca de camisa? 


Quanto se falou em cifras na última eleição em Russas? 


E agora quantos milhões serão necessários para eleger o futuro prefeito de Russas? 


Você, caro leitor, é um Mercenário? 


Receberá dinheiro para votar? 


Votará por causa de um favor? 


Votará objetivando apenas os seus interesses particulares? Ou vai pensar no coletivo? 


Escolherá um candidato a partir do melhor projeto de Gestão Pública para Russas? 


Isso te envergonha meu caro? Se sim, coragem para transformar Russas em uma Cidade Inteligente e Sustentável


Por fim, veja aqui os 10 mandamentos para o voto consciente, com destaque para o 5º mandamento:  

5º) Denuncie a compra de votos: quando uma pessoa aceita um benefício em troca do seu voto se condena a viver sem emprego, educação, segurança pública. Assim, o remédio hoje recebido em troca do voto poderá mais tarde custar a falta do hospital que salvaria a sua vida ou a de seu filho.



(sobre a a imagem acima, vejo que devemos e podemos evitar que a campanha eleitoral seja de baixo nível. Nos meus posts tenho chamado a atenção para argumentos e propostas.


Podemos e devemos despersonalizar a política em Russas. Podemos e devemos entrar no mundo do projeto de Gestão Pública inovador para transformar Russas em uma Cidade Inteligente e Sustentável.


Não é Weber, Adail, Odilo Almeida, Aureliano, Dr. Paulo, Davi Nogueira que transformarão Russas, mas um projeto político de Gestão Pública inovadora. É isso que me move e tem mobilizado a minha participação na política russana. 


A crítica deve ser pautada em fatos reais, que muitas vezes não agrada a A, a B ou a C. Tenho lado sim, tenho o meu candidato Odilo Almeida, mas tentarei qualificar o debate político em Russas, sem entrar em provocações.

________________________________

Nenhum comentário: