Translate / Tradutor

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Vamos debater o que é melhor para Russas?


Eleições também servem para pensar, para discutir projetos, possibilidades e  estabelecer comparações para demarcar caminhos que poderão ser trilhados pelos cidadãos.

Como diz o presidente Lula, uma campanha não serve apenas para pedir votos, mas para debater os problemas de um povo.

Vamos voltar aos anos 1990, mais precisamente a 1996. Naquele ano haveria disputa política para escolher o próximo prefeito de Russas.

À época, o desejo do prefeito Agaci Fernandes era este: atrasarei setes meses do funcionalismo público, mas farei o meu sucessor, segundo comentários russanos. 

E o referido ex-prefeito foi cúmplice da desumanidade de deixar o funcionalismo público sem os seus salários. Muitos passaram até necessidade por conta dessa aliança espúria que elegeu o ex-prefeito. 

Weber, que havia plantado semente como candidato pelo PDT, em 1992, tendo sido apoiado pelo PT Russas e PCdoB, seria apoiado, em 1996, pelo prefeito Agaci, este com uma desgastante e crítica administração, mas que criou a criatura em referência. 

Importante destacar que o PT deu grande apoio ao Weber em 1992, mas segundo o próprio não dava mais, em 1996,  para se aliar ao partido de Lula e Dilma. Era preciso buscar uma "sombra". E essa "sombra" agora se chamava Agaci Fernandes ― prefeito de Russas. Weber deu um chega para lá no PT (a primeira traição).

E a partir daí, tanto o PT como o Weber tomaram caminhos diferentes. 

Na verdade, o ex-prefeito  tem a característica fundamental: sempre buscar a "sombra" que lhe possa proteger sua figura ególatra

Utilizando-se da máquina administrativa e do apoio do  Agaci, Weber foi eleito. E, como todo mundo sabe, deu o chute no Agaci e se aliou ao PSDB de Tasso Jeressati e de FHC.

Uma grande jogada porque o PSDB vivia seu ciclo de poder (no auge) com mais de 70% das prefeituras administrada por tucanos, três senadores, a maioria dos deputados federais e o presidente FHC. 


Importante lembrar que Agaci governou Russas sem apoio político, quando o nosso município passou a "ver navios", com exceção do projeto de saneamento ambiental, além da má gestão pública.  

Com base nesse apoio político, primeiro com o deputado Adolfo Marinho, presidente do PSDB à época, e depois com Bismarck Maia, deputado federal e ministro do Turismo, este considerado até um amigo do peito de Weber e da família Torquato, o ex-prefeito conseguiu as obras que melhoraram a cidade, do ponto de vista de estética. 

O governador Tasso Jeressati, com o propósito de eliminar politicamente Agaci, estando Russas praticamente falida naquele momento,  deu apoio político integral a Weber.

Entre 1996 e 2002, período que tanto FHC como Tasso estiveram no poder e determinaram sobre todas as políticas e investimentos, Weber teve apoio político do PSDB, principalmente através de Bismarck Maia.

Foram muitas obras, como reforma e construções de praças, além da urbanização do Riacho Araibu, transformando-o em "fazedor de obras", mas neglicenciando as políticas fundamentais de saúde, educação e apoio principalmente ao homem do campo. 

Bem, é importante constatar que Weber ganhou duas eleições: uma com o apoio do Agaci e outra com o apoio do PSDB, para não falar da máquina administrativa ― a  prefeitura de Russas.

No entanto, Weber perdeu todas as outras quando não teve o apoio politico nem  o poder da máquina administrativa, a força da prefeitura municipal de Russas, fonte de muitos recursos, dinheiro do povo.

Será isso a sua fraqueza? Será que Weber só ganha eleição tendo a máquina a seu favor?

Lembrando, claro, que nas eleições de 2000 ele “passou o trator” em cima de Agaci, Dona Marta e João Bosco Paz Rebouças, isso em uma das maiores vitórias eleitorais de Russas.

Weber Araújo, em seu momento máximo, dispôs de uma aliança grande, uma logística política que jamais algum candidato já teve: o apoio estadual e federal do PSDB.

Bem, os anos se passaram e nas eleições de 2004 apareceu uma novidade na política de Russas, uma liderança empresarial ― Raimundinho ― que vinha despontando como um empresário inovador e empreendedor do nosso Ceará, principalmente com a sua história de vida, oriundo de família russana humilde e tal.

Com esse perfil, Raimundinho derrotou Weber em 2004 (para prefeito) e 2006 (nas eleições para deputado), derrotando-lhe novamente nas eleições municipais de 2008 e depois nas eleições de 2010, tendo os seus deputados com maiores votações.

Não quero entrar nas questões do como (do modus operandi) se deram as vitórias de Raimundinho e as derrotas de Weber, os detalhes todos, mesmo porque não os tenho e nem os conheço. 

Bem, Weber chega gora 2012 sem apoio político. Literalmente, está colhendo o fruto das traições que praticou ao longo desse percurso. O ex-prefeito não inspira confiança em nenhuma das outras lideranças políticas. O que ele fala ou promete não vale um real furado, como se diz nas ruas de Russas.

Suas traições, principalmente com os seu padrinhos políticos Tasso Jeressati e Bismarck Maia, chocaram a população russana, principalmente a forma como   trocou de deputado (o Bismark) no meio  da campanha eleitoral de 2006.

Os seus eleitores não entenderam quando nos muros de Russas Weber mandou apagar o nome de Bismarck Maia para colocar o nome de Eunício Oliveira. 

Aquilo foi uma demonstração da falta de escrúpulos e de vergonha de um político já de renome, principalmente quando se ouvia comentários das supostas cifras nesse episódio.

Bem, que lições e indagações, esse relato permite? Que reflexões podemos fazer?

A verdade é que Weber chega muito fragilizado nas eleições de 2012, sem apoio político, sem o ciclo de poder do PSDB de Tasso, sem a prefeitura, sofrendo processos jurídicos que lhe incluíram até como ficha suja. 


E ainda mais: disputando as eleições por uma sigla nanica e à espera da manifestação do Supremo Tribunal Federal, para decidir se a Lei da Ficha Limpa vale para as eleições.

Importante lembrar que o ex-prefeito teve as contas desaprovadas pelo TCM e também pela CâmaraMunicipal de Russas, o que o impede de disputar as eleições municipais, segundo a dita Lei da Ficha Limpa. Veja lista aqui de processos e aqui também. 


E veja como funciona a lei da Ficha Limpa. E aqui a relação dos políticos ficha-suja do Ceará. 

E mais: vinda a concorrer e a ganhar, Weber não tem apoio político que lhe dê sustentação, como tinha entre os anos de 1996 e 2002. Russas estará isolada, ilhada e tudo isso por causa dos delírios monarquistas de um político traidor.

Para melhor esclarecimento da importância do seu voto, veja quanto Russas recebeu de transferências constitucionais entre entre 1996 e 2011

Veja amigos e amigas russanas. Os tempos são outros, novas visões, o país  é agora a sexta economia do planeta, demandando novas formas de Gestão Pública, dentro dos conceitos de Cidade Inteligente e Sustentável. 

Russas passou a ser uma cidade em franca prosperidade, a décima sexta cidade mais rica do Ceará, com um orçamento previsto para esse ano de 90 milhões de reais e com 72 mil habitantes. 


Acompanhe quanto Russas recebeu de repasses federais em 2011, só do Bolsa Família foram mais de oito milhões de reais. Veja aqui como acompanhar os gastos públicos de Russas

Russas agora é uma cidade universitária e merece um Gestor Público que seja preparado e que tenha credibilidade no governo federal e principalmente para o povo russano no sentido de buscar recursos. 

Importante considerar que o Partido dos Trabalhadores passou a ser a maior força politica do Brasil com duas lideranças fortíssimas: Lula e Dilma, governando estados e muitas prefeituras. 

Importante também considerar a importância do voto consciente para bani o político corrupto, lacaio do dinheiro público, aquele que diz que rouba+faz, àquele que não tem competência para gerir a coisa pública, etc. 

Veja aqui os 10 mandamentos para o voto consciente, com destaque para o 5º mandamento:  


5º) Denuncie a compra de votos: quando uma pessoa aceita um benefício em troca do seu voto se condena a viver sem emprego, educação, segurança pública. Assim, o remédio hoje recebido em troca do voto poderá mais tarde custar a falta do hospital que salvaria a sua vida ou a de seu filho.
Leia aqui também: o povo não é mais bobo. E aqui acesse o portal da transparência do TCM . Acompanhe como o prefeito está gastando o seu dinheiro. 

Por isso,  é o momento do russano pensar o que é melhor para Russas, principalmente para pensar sobre o fato de que o ciclo de poder agora está nas mãos do PT, com previsão, segundo analistas políticos, de ficar no poder até o ano de 2020. 

Estamos com Dilma, antes foi Lula e este há de retornar posteriormente, como dizem até os analistas estrangeiros.

E entre os anos de 2013 e 2015, modestamente, este blogueiro entende que Russas ficará melhor nas maõs do PT, tendo Odílo Almeida como prefeito de Russas. 


Numa linha forte, coesa e frutífera que começa em Russas e vai até Brasília, trazendo para nós recursos, gerando riqueza e mudando definitivamente a nossa história ― prá melhor!

O Senador Pimentel, em seu discurso aqui em Rusas, reafirmou o apoio à administração do arquiteto  e petista Odilo Almeida.

Quem não  conhece Odilo Almeida tente dialogar com ele no seu blog e no seu facebook. O momento é de diálogo, conhecer primeiro para depois julgá-lo, porque os outros pré-candidato, com exceção de Davi Nogueira,  o povo russano já conhece até pelo avesso. 



Portanto, vamos pensar o que é melhor para Russas: um político decadente? Ou apostar no ciclo de poder, unindo Odilo Almeida mais Dilma, Lula e todos os investimentos que serão feitos em Russas?

Nenhum comentário: