CARTA ABERTA DOS PETISTAS AO PT DE TABULEIRO DO NORTE E AO ENCONTRO ESTADUAL DO PT
O LUGAR DO PT É AO LADO DOS TRABALHADORES E NA DEFESA DOS DIREITOS
Companheiros,
Ao longo dos últimos 30 anos, nós, trabalhadores, jovens e estudantes, do campo e da cidade, construímos um instrumento para combater por nossos interesses de classe: o Partido dos Trabalhadores. Por isso, o manifesto de fundação do partido afirma, “O PT nasce da vontade de independência política dos trabalhadores, já cansados de servir de massa de manobra para os políticos e os partidos comprometidos com a manutenção da atual ordem econômica, social e política. Nasce, portanto, da vontade de emancipação das massas populares” (Manifesto PT). O nosso partido, portanto, deve estar lado a lado com os que lutam pela reforma agrária, por melhoria na saúde, educação, no programa de combate à violência, na moradia, com os que defendem salário digno para quem faz o serviço público, etc. Mas isso não é possível fazendo alianças com partidos contrários aos interesses do nosso povo. Afinal, “Somos um partido dos trabalhadores, não um partido para iludir os trabalhadores”, como diz o Manifesto de Fundação.
Nesse momento, vivemos uma situação inaceitável em Tabuleiro do Norte. O atual prefeito, Dinardo, do PMDB, desenvolve um profundo ataque aos servidores do município, impondo a retirada de direitos como: Redução da jornada do professor, Licença Prêmio, Redução dos dias de luto, Residir no local onde for lotado, Interferir na liberdade sindical, Demitir o servidor sem processo judicial, entre outros.
O mais grave é a posição do vice-prefeito petista (Marcondes), impassível diante da sanha destrutiva do prefeito e, pior, dos vereadores do PT, (Naurides Gadelha e Massoloni) que impõem a votação destes ataques, inclusive proibindo o acesso do público à Câmara e chamando a polícia contra os trabalhadores.
Nós, militantes petistas, não sabemos como explicar a participação do PT em um governo (Dinardo, PMDB) que tem como principal característica a retirada de direitos dos trabalhadores no serviço público. Um governo que ataca a liberdade de organização sindical e o direito de greve!
Da mesma forma, não podemos aceitar a atuação de um vereador do PT que, como Presidente da Câmara Municipal (Naurides Gadelha), convoca a polícia para reprimir os trabalhadores, enquanto encaminha matérias que lhe retiram direitos históricos como a redução de carga horária no últimos 5 anos sem prejuízo do salário, como rezava a Lei Orgânica do Município reformulada em 2007 pelos vereadores.
Como admitir o posicionamento do vereador Massoloni (Presidente do Sindicato Rural), que até bem pouco tempo era o líder do prefeito Dinardo, e que continua a votar favorável em projetos que contrariam os interesses dos trabalhadores?
Nosso sindicato, o SIMSEP, nossa federação, a FETAMCE, ao lado da CUT estão resistindo a esses ataques, mas não podemos nos omitir diante da ação nefasta aos trabalhadores destes vereadores supostamente petistas, que rasgam o Manifesto de Fundação do Partido, denigrem a imagem do PT e destroem tudo que construímos em 30 anos.
Queremos do PT uma posição clara: todo apoio às reivindicações dos servidores de Tabuleiro, defesa dos direitos inscritos na legislação! É o mínimo que pedimos a um partido que é dos trabalhadores!
Assinam esta nota:
Antonio Marcos Pinheiro Santos
Rômulo Jerri Carlos de Andrad
Nenhum comentário:
Postar um comentário