Amigos e amigas, antes de entrar no objeto desse post, quero compartilhar sentimentos. E o sentimento desse final de noite é me ajoelhar diante de todos os profissionais (docentes) que fazem a educação pública desse país.
Governadores que mandam a polícia bater em professores deveriam se ajoelhar e pedir perdão, talvez não tenham aprendido as lições de respeito aos seus mestres.
Como diz o pensador Henri Bergson existir é mudar, mudar é amadurecer, amadurecer é criar a si próprio infinitamente. E penso que esse é o caminho do ser humano, o progresso para ser melhor, dá o melhor de suas premissas para o outro, e muitas vezes esquecemos quem é o ser humano que está do outro lado, no seu trabalho, no seu compromisso de fazer esse país um lugar melhor para se viver.
Governadores se esquecem que professores são únicos profissionais que trabalham muito em casa. E que não têm muito descanso. É importante imaginar a vida de um professor em sua casa, dá atenção à família e também cuidar das responsabilidades docentes.
Como diz Paulo Freire, não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão e esse momento exige muita reflexão de governos e também da sociedade.
E por isso, penso que governadores deveriam pedir desculpas, aos seus professores, aos pais e alunos por não cuidar da educação pública como deveria, ou seja, com prioridade.
Por quê? Porque os professores são os artífices na construção do cidadão de que esse país precisa, sendo necessário ter um profundo sentimento de respeito por todos os profissionais que fazem a educação pública desse país acontecer.
E esse momento, quando governos massacram professores com palavras e ações, percebe-se o quanto temos que evoluir para ser uma verdadeira Nação. Quando governos, sociedade maltratam os seus mestres é sinal que poderemos estar em estágio terminal.
Nas palavras de Erch Fromm, a maior missão do homem é dar à luz a si mesmo, é tornar-se aquilo que ele é potencialmente, ou seja, um ser de relações, um ser de convivências, um ser em profundo progresso do aprendizado humano.
Como diz Richard Bach, aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você o sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você.
Que Deus abençoe a todos os professores e professores desse lindo país E que nessa linda caminhada humana, apesar das tempestades, apesar dos grandes desafios e obstáculos que o horizonte nos coloca, lutam e não desistem nunca para fazer desse país uma grande Nação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário