Translate / Tradutor

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Índio da Costa registra pesquisa no TSE. Por quê? Veja a minha suposição.

por Rovai


O leitor Mauro acaba de me informar via comentário que o candidato a vice na chapa de Serra registrou pesquisa no TSE. Fui verificar e é isso mesmo.
Ele contratou o instituto GPP por 160 mil reais. O campo será realizado dos dias 23 a 25 próximos. E serão realizados 4047 entrevistas. Uma curiosidade é que há dois registros no site do Tribunal. O primeiro é este TSE e o segundo este TSE2.
Não sou especialista no assunto e até solicito contribuições daqueles que são e lêem este blogue. De qualquer forma, até onde sei pesquisas só são registradas quando há interesse de divulgação.
Se for para consumo interno, não são registradas.
Sendo assim, qual o interesse do vice de Serra em divulgar o resultado desse levantamento? Onde ele vai divulgar? Em milhões de panfletos a serem distribuídos nos últimos dias da eleição ou em algum veículo de comunicação?
Seria interessante que os especialistas olhassem os questionários e a metodologia.

Comentários: parece que ai tem coisa. Importante considerar que este pessoal está planejando para a última semana. Não será absurdo, diante do que já vimos, uma coisa bem mais vergonhosa do que "a bolinha de papel" , mas vou conjecturar em cima do questionamento do Rovai. 


A
lógica parece ser essa:

1. Este instituto contratado por INDIO dará um empate técnico ao candidato demotucano com a Dilma  e SERRA (bem próximo do que  o SENSUS deu e ninguém poderá questionar - o PT não questiona instituto de pesquisa) 

2. Depois a coordenação da campanha demotucana entra na justiça eleitoral para impedir a divulgação das pesquisas dos demais institutos de pesquisas (como fez o demotucano lá do Paraná).

Importante considerar que há uma tendência de alguns membros da justiça eleitoral em favor da candidatura demotucana.

3. E durante toda a semana, a equipe de marketing vai bater na mesma tecla  - no vira-virou. E deixará todo mundo a ver navios. Um pouco parecido que ocorreu no Paraná. Quem viver verá. Veremos então. 

Será uma forma de mobilizar a militância demotucana e deixar todo mundo com os nervos a flor da pele. Veremos. 

4. E tem uma coisa maior ainda, a possibilidade de fraudar as eleições. Lá no Paraná merece estudo isso porque as coisas por lá ainda estão meio confusas e há dúvida da lisura do processo eleitoral 
Agora todo o cuidado com os passos da candidatura demotucana. Muita atenção agora, porque eles vão para o tudo ou nada nesta reta final. Eles demonstraram que são capazes de tudo.

Nenhum comentário: