Translate / Tradutor

domingo, 31 de outubro de 2010

Hoje vai ser um dia histórico, depois de um operário teremos a possibilidade de eleger um mulher presidente do Brasil

Caríssimos, hoje é um dia história para este país. Foram dias de luta, de ansiedade, de medos, mas os nossos ideais, a nossa fé e  a nossa esperança por um país menos injusto, motivaram-me a estar aqui, todos os dias, alimentando este espaço. 

Creio que fizemos um combate porque porque acreditamos que uma realidade está sendo construída neste país .



Pedrinho Guareschi, em Sociologia Crítica faz uma bela reflexão sobre definição ideológica de realidade. (p. 120). 


Nós sempre formos ensinados, desde que começamos a ouvir, a ver, que realidade é o que está aí, o que nós vemos, o que nós podemos apalpar, o que existe. 

Nós formamos uma idéia de realidade a partir do que está presente, a partir do que existe agora. Podemos, então perguntar: Mas realidade é isso? Realidade não é também o que será? O que é possível não faz parte também da realidade? 

Mas o que implica aceitar como verdade e realidade o que está aí, o positivo? Em poucas palavras, isso implica em fechar o caminho à transformação, à mudança; melhor, isso significa trancar a esperança.! 

Quando identificamos o verdadeiro e o real com o que está aí, automaticamente somos levados a pensar e aceitar o que o que está aí é o bom, é o melhor, deve continuar, deve ser assim sempre, não é bom que mude. 

Outro dia, um pequeno comerciante falando das transformações desta realidade, aqui a realidade do nordeste sempre foi de miséria, de abandono. (os governos anteriores eliminavam uma boa parte do nordeste pela fome e pela miséria) disse: se a princesa Isabel libertou os escravos, Lula libertou os pobres desta parte de nosso país. 

Portanto, hoje depositaremos nas urnas a esperança de um país ainda melhor porque o nosso Brasil encontrou o seu caminho, de desenvolvimento social e econômico com conservação ambiental. 

Nenhum comentário: