Minha aposta para o dia 31
do blog do Gadelha
Acredito que a campanha Serra definitivamente entrou pelo tube. Claro, sempre pode acontecer uma tsunami, mas está cada vez mais impossível. Seguindo o raciocínio das pesquisas, a vantagem de Dilma ficará em pelo menos 10% dos votos válidos. Mas pode haver certa oscilação não apontável. Pesquisa, como já falei aqui, não tem condições, por exemplo, de captar a abstenção involuntária – eleitores aptos que não votam porque estão sem documentos ou porque tiveram que viajar contra a vontade ou simplesmente por serem "eleitor fantasma" (aquele que está cadastrado, pode até ser considerado apto, mas que não existe de fato).
Em 2006, o comparecimento no 1º turno foi de 83,25% (percentual de eleitores que compareceram sobre o total do eleitorado, ou eleitores aptos a votar). No 2º turno, caiu para 81,01% – o que significou quase 3 milhões de eleitores a menos. Ainda em 2006, no 1º turno, o percentual de não-voto
No 1º turno deste ano, o comparecimento foi de 81,93% e o não-voto foi 8,64% (9,6 milhões de votos) – índices piores do que os do 1º turno de 2006. Agora no 2º turno, a tendência deve se manter: menor comparecimento e menor índice de não-voto do que no 1º turno. O feriadão e a indiferença de boa parte de quem votou em Marina vão contribuir para aumentar a abstenção que, imagino, ficará na faixa de 21%. Portanto, comparecimento de 79%, algo em torno de 99 milhões de eleitores. Imagino também que o não-voto ficará na faixa dos 7%, o que nos dá cerca de 92 milhões de votos válidos. Minha aposta é a de que Dilma terá 10 ou 11 milhões de votos a mais, ou seja, algo como 51 ou 52 milhões de votos contra 41 ou 40 milhões de Serra. Em percentuais, de 55,5% a 56,5% para Dilma, nos votos válidos. É apenas uma aposta que faço, claro. Mas garanto que tem mais de 50 milhões torcendo para que eu acerte. (percentual da soma de brancos e nulos sobre o comparecimento) foi de 8,42% (quase 9 milhões de votos) e no 2º turno caiu para 6,04% (pouco mais de 6 milhões de votos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário