O texto abaixo do Blog Cidadania de Eduardo Guimarães se reverbera nas reflexões de Olhos do Sertão.
O império contra-ataca
Achei uma analogia para a guerra política que vitima o país que me pareceu bastante adequada. Assistia eu um dos filmes de ficção científica de que mais gosto, o primeiro episódio da eterna trilogia de George Lucas, Guerra nas Estrelas – no qual rebeldes atacam o império maligno capitaneado pelo sombrio Darth Vader –, quando a idéia me ocorreu.
Naquele primeiro episódio da trilogia, as naves dos rebeldes atacaram – e sobrepujaram – a Estrela da Morte, máquina de guerra praticamente inexpugnável construída em forma de... globo.
Preciso dizer mais? Sim, preciso. Então vamos lá.
O segundo episódio da trilogia, intitulado “O império contra-ataca”, narra tentativa do Império opressor de esmagar a rebelião libertária numa ação para a qual foram mobilizadas forças ainda mais esmagadoras do que no primeiro episódio.
A derrota que os rebelados contra a grande mídia impuseram ao Império midiático-reacionário foi em 2006, quando a “Estrela da Morte” global foi derrotada com a reeleição de Lula, e o contra-ataque esmagador, sem dúvida, será na eleição presidencial do ano que vem, para a qual está sendo montada a mais “mortífera” máquina de guerra política já vista neste país.
Esqueçam 2006, 2002, 1998, 1994 e 1989, anos eleitorais em que a mídia, com maior ou menor sucesso, lutou ferozmente para esmagar os rebelados contra a oligarquia reacionária que governou este país por 500 anos. 2010 será o ano em que serão mobilizadas forças jamais vistas a fim de que as elites retomem o controle do Estado, entregando-o a José Serra.
Não custa lembrar, sobretudo ao governo Lula e à fragmentada esquerda brasileira, as dimensões descomunais da máquina de guerra política que Dilma Rousseff e o presidente da República terão que enfrentar.
Vejam – e tremam:
Deixo a vocês, pois, a prerrogativa de irem sugerindo nomes de tentáculos do PIG – os quais irei acrescentando à lista –, pois precisamos identificar as armas do Império que combateremos usando a “Força”, ou seja, a internet – e olhem lá...
Ajudaria, porém, se Lula e seu partido entendessem que, se não aproveitarem enquanto estão no governo para denunciarem à nação a máquina de guerra que se opõe a ela, se o Império eleger Darth Vader (vulgo Serra) será escrito um capítulo dessa guerra análoga que George Lucas jamais escreveu, o da vitória desse Império cruel sobre a cidadania
Nenhum comentário:
Postar um comentário