Em São Paulo, PSDB do Serra boicota programa do governo Lula na saúde e prejudica população
O ex governador de São Paulo,José Serra (PSDB) ignorou, e o autual governador Alberto Goldaman, também do PSDB, ignora o Samu (ambulâncias de resgate) e as UPAs (prontos-socorros 24 horas),programas criado pelo governo Lula na saúde.
Ao contrário do que ocorre na maior parte do país, as cidades paulistas não recebem dinheiro estadual(do governo do PSDB) para colocar e manter os dois programas em funcionamento. São financiados só com verbas federais e municipais.
A ampliação das UPAs e do Samu está nas promessas de Dilma Rousseff, a candidata do PT à Presidência.Por isso, os tucanos estão boicotando
São Paulo foi governado até março por José Serra, o postulante do PSDB.
Segundo o jornal tucano, a Folha, diz que consultou todos os 27 governos e constatou que apenas três não investem no Samu: São Paulo, Rondônia e Amazonas.E que são quatro os que não aplicam nas UPAs: São Paulo, Rondônia, Espírito Santo e Santa Catarina.
O Presidente Lula tem inaugurando UPAs pelo país afora. A última foi anteontem, em São Bernardo do Campo. No discurso, Lula denunciou Serra por não ter apoiado o Samu quando era governador.
Os Estados, porém, não são obrigados a financiar os programas do ministério. Pelas regras do SUS, cada ente federado (União, Estados e municípios) é independente.
A maioria dos Estados tem sido solidária. Nesses locais, o Samu e as UPAs funcionam com 50% dos custos cobertos pelo ministério, 25% pelo Estado e 25% pela prefeitura.
Em São Paulo, a conta dos municípios é mais pesada. Arcam com 50%. "Isso prejudica a expansão dos programas", diz Maria do Carmo Carpintéro, presidente do Cosems-SP (entidade dos secretários municipais de Saúde).
São Paulo tem 32 centrais municipais ou regionais do Samu -50% da população está coberta. Estados como Rio Grande do Sul e Goiás já são 100% atendidos.
No caso das UPAs, há cinco em funcionamento em cidades paulistas. Outras 106 estão em construção ou têm projeto aprovado.
A execução de ambos os programas depende do interesse do município.
Os Amigos do Presidente Lula
Nenhum comentário:
Postar um comentário