A campanha tucano-midiática em torno de supostos vazamentos de declarações de renda de pessoas ligadas a Serra e ao PSDB não está surtindo efeito no eleitorado pelo que se pode depreender do tracking IG/Band/Vox, divulgado hoje pela primeira vez.
O tracking permite constatar rapidamente o efeito de uma determinada campanha ou fato, e apesar de a mídia manter nas manchetes os tais vazamentos da Receita, o eleitorado não se iludiu com isso e manteve majoritário apoio à Dilma.
Este primeiro tracking ouviu 2.000 pessoas entre sábado e segunda-feira, quando o assunto dos vazamentos da Receita já estava a todo vapor nos meios de comunicação. E os 51% de intenção de votos para Dilma, contra 25% de Serra revelam que não houve nenhuma mudança de tendência do eleitorado.
O presidente do Vox Populi, João Francisco Meira, destacou que a divulgação do tracking dará mais transparência para a divulgação das pesquisas eleitorais, já que capta qualquer nova tendência do eleitorado que pode se manifestar mais adiante.
“O resultado de uma pesquisa eleitoral não surge de um dia para outro. Ele é cumulativo. Durante o período de propaganda eleitoral, o cidadão é bombardeado por diversas informações sobre os candidatos. O tracking mede diariamente como essas informações são assimiladas pelo eleitor e ajudam na formação do voto”, disse Meira ao IG.
Com a divulgação permanente do tracking, ficará impossível para qualquer Datafolha surgir com uma pesquisa mirabolante alegando que a alteração no cenário se deveu ao impacto deste ou daquele fato.
Daqui a 3 de outubro, o acompanhamento será quase em tempo real, o que diminui a margem de manobra para os golpes que sempre se armam contra as forças populares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário