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sábado, 23 de julho de 2011

A OBSOLESCÊNCIA DO ENSINO


Foto - Administração a Distância - Seminário Temático - Sociologia
Universidade Aberta do Brasil
A obsolescência do ensino – alunos do século XXI em escolas do passado.
Pedro Demo em sua palestra sobre Os Desafios da linguagem do século XXI faz profundas reflexões sobre o divórcio entre escola e sociedade. A escola está distante do século XXI. As crianças utilizam computadores e celulares, estes convergem as tecnologias de informação de comunicação de nosso século. Já professores e escolas não usam computadores.


Qual, então, é o problema? As crianças e jovens estão sem interesses pela escola porque o mundo oferece uma maior dinamicidade de recursos de seus interesses e curiosidades de aprender.

Diz Pedro Demo que na internet a criança escreve para realizar comunicação com em uma rede de relacionamentos dinâmica e interessante, mas na escola a criança escreve para copiar. A escola parece um mundo estranho para a criança. Ao entrar na escola a criança que aquele ambiente não lhe pertence e está distante dos seus interesses de saber. Quando vão para a escola perdem o interesse porque lá tudo é devagar e estático. 

Concordo com este pensador que deveremos cuidar do professor. Este é maior vitima do que culpado neste paradigma da medicriodade na escola pública. O professor é figura importante e não há como substituí-lo.

Além do mais para ser professor não é dar aulas, não é instruir, é cuidar que o aluno aprenda. É pensar em uma pedagogia para que o professor renasça de maneira diferente e que tecnologicamente seja correto, que saiba mexer com as tecnologias e tenha blogs.

O professor também precisa saber elaborar material didático porque lhe dar maior segurança para trabalhar com coisas suas e relacionadas com a sua realidade.

Por fim, entendo que a escola precisa ser reinventada. Que a questão do ensino não é tecnologia, mas metodológica. O professor precisa se descobrir com profissional fundamental deste século. E a escola precisa ser reinventada para ser espaço de construção e participação ativa de alunos no processo de ensino e aprendizagem.

Por outro lado é triste reconhecer que professores e escola estão obsoletos. Enquanto que em toda a sociedade houve mudanças nos processos, na escola a organização didática é pobre em recursos tecnológicos. Temos alunos do século XXI, mas escolas de séculos passados. Por isso, que os alunos estão vomitando aulas e professores. E o maior desafio dos professores no momento é conquistar atenção de alunos para suas aulas estáticas sem sal e sem sabor.

E o processo de ensino é calcado na instrução e professor precisa entender que há diferença entre informação e conhecimento. Como função de instruir o professor já foi substituído pelas novas tecnologias, mas como instrumento importante para fazer os alunos religar informações para torná-las aplicáveis e transformá-las em conhecimento, o professor nunca foi tão importante como neste momento.

Fazendo uma breve diferença entre conhecimento e informação. O que é importante dizer que a informação está em toda parte, nas antigas e novas tecnologias. A informação está neste ambiente, na troca destes diálogos neste blog, mas o conhecimento está na capacidade de cada leitor de Olhos de Sertão de resignificar e aplicar a informação. Portanto, a informação está nas coisas e circula velozmente pelas redes. O conhecimento está nas pessoas, em suas estruturas mentais.

Por isso, a escola precisa criar pontes, entre os problemas sociais e os conteúdos. A escola precisa ver o conhecimento como uma rede entrelaçamento que vai sendo tecida em diálogos com o mundo e com as coisas, mediadas pelas novas tecnologias e liderada pelo professor. Por outro lado, o que temos é obsolescência do ensino. 
REFERÊNCIAS
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS.

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