Sigam-me os bons.

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Motivo do desespero da Globo-Moro: Lubiu e sua rejeição caiu, de acordo com o Ibope.



Ibope mostra porque Moro e Globo estão desesperados: Lula subiu e sua rejeição caiu!
Jornal GGN – Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta (20) mostra entre 9 nomes testados para a presidência da República em 2018, Lula é o único que conseguiu atingir três marcos: reúne maior potencial de voto entre os concorrentes, é o único que conseguiu reduzir o índice de rejeição e tem o maior eleitorado cativo.

A sondagem foi feita antes da divulgação da chamada lista de Fachin, que inclui uma série de pedidos de abertura de inquéritos assinados pela Procuradoria Geral da República, no âmbito da Lava Jato.

Aos entrevistados, cerca de 2 mil, o Ibope apresentou um nome de cada vez e perguntou se aquela pessoa votaria no candidato virtual com certeza, se poderia votar, se não votaria de jeito nenhum ou se não conhece o suficiente para opinar. O potencial de votos é a soma do “com certeza” com “poderia votar”.




Nesse cenário, pela primeira vez desde 2015, o potencial de voto de Lula atingiu a taxa de 47% (30% de com certeza e 17% de poderiam votar). A taxa de rejeição (não votariam de jeito nenhum) é de 51%. O índice caiu 14 pontos em relação ao ano passado.

“Lula da Silva tem o maior eleitorado cativo entre possíveis candidatos a presidente. Segundo pesquisa inédita do Ibope, publicada aqui com exclusividade, 19% votariam “com certeza” nele e em mais ninguém – além de outros 11% que dizem que votariam com certeza não só nele, mas em outros também. Para se comparar, o segundo maior eleitorado exclusivo é o do ex-ministro do Supremo Joaquim Barbosa: 4%, um quarto do de Lula”, escreveu o blog do jornalista José Roberto Toledo.

O jornalista avaliou que “Lula renasceu eleitoralmente” por 3 motivos: o péssimo desempenho do governo Temer, a memória do bolso do eleitor e, “paradoxalmente”, a Lava Jato – que atingiu as principais lideranças políticas de olho em 2018.




“Quanto pior é a avaliação do governo Temer, maior fica o capital político acumulado por Lula. Todo tropeço presidencial – das gafes em discursos sobre mulheres até o jeito de apresentar a reforma da Previdência – acaba virando ponto para o petista. O desemprego em massa, é claro, também ajuda”, disse Toledo.

TUCANOS

Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra, os três nomes do PSDB com intenção de disputar o Palácio do Planalto, por sua vez, viram o potencial de voto diminuir e a rejeição aumentar.

O potencial de votos de Aécio despendou de 41% para 22% desde 2015. O de Serra, de 32% para 25%, e o de Alckmin, de 29% para 22%.

A taxa de rejeição do senador mineiro é de 62%, ante 58% de Serra e 54% de Alckmin – todas superiores a de Lula. Em relação à pesquisa de 2016, a taxa de rejeição de Aécio cresceu 9 pontos, a de Alckmin 1 ponto e a de Serra, 4 pontos.

Pela primeira vez, o Ibope testou o potencial de votos de Joao Doria, a aferiu que ele tem 6% de com certeza e 10% de poderiam votar. Como é um dos candidatos mais desconhecidos (44%), Doria tem uma rejeição ligeiramente menor que seus correligionários: 36%.




Marina Silva, da Rede, também teve o mesmo desempenho dos candidatos tucanos: viu a rejeição subir enquanto o potencial de voto caiu. Em relação à pesquisa de 2016, a rejeição aumentou de 46% para 50%. Já o potencial de votos caiu de 39% para 33% desde 2015.

Outros dois nomes testados foram o de Ciro Gomes, que tem 49% de rejeilão e 18% de potencial de votos e Bolsonaro, com 42% de rejeição e 17% de potencial de votos.

OUTSIDER O único nome que não pertence à política testado pelo Ibope foi o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa. Ele aparece com 24% de potencial de voto, e 32% dizem que não votariam nele de jeito nenhum.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Para mudar Russas como Lula mudou o Brasil

Para mudar Russas como Lula mudou o Brasil

Lula fala aos russanos:

Força Lula

Governar é cuidar do povo

Pela valorização do magistério

Blogs Russanos

O PT tem os defeitos de todos os partidos, mas nenhum tem as suas virtudes.

Image and video hosting by TinyPic

Privataria Tucana