Translate / Tradutor

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ministro Gilberto Carvalho afirma que PM de Alckmin praticou terrorismo em Pinheirinho.

DEUS ESTÁ VENDO TUDO, DIZ MORADORA, DONA JOSEFA, DO PINHEIRINHOS.

Deus está vendo tudo, diz moradora, Dona Josefa,  do Pinheirinhos.
Desocupação de Pinheirinhos

Ministro diz que PM praticou terrorismo em Pinheirinho

BERNARDO MELLO FRANCO
ENVIADO ESPECIAL A PORTO ALEGRE


O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) afirmou nesta sexta-feira que o governo paulista praticou "terrorismo" na desocupação da favela do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP).


Ele subiu o tom contra a operação da PM e contestou a nota em que o PSDB, partido do governador Geraldo Alckmin, acusou o Planalto de "intromissão intolerável" por suas críticas ao episódio.

"Lamento muito que se tente tergiversar a realidade. A realidade o Brasil todo viu: militares violando os direitos daquelas pessoas, o terrorismo para cima daquelas pessoas", disse.

O ministro confirmou que a presidente Dilma Rousseff classificou a ação policial como "barbárie", em reunião com organizadores do Fórum Social Temático em Porto Alegre.

Ele negou que o governo federal faça uso eleitoral do episódio, como acusou o PSDB.

"Não há politização ou questão eleitoral no caso. O que há é a necessidade de denúncia de um método que é equivocado. Contra essas palavras o que tem é a realidade que o Brasil inteiro viu."

Carvalho afirmou que o governo paulista optou pelo enfrentamento armado, "sem respeitar a dignidade" das famílias que ocupavam o terreno.

"O que se viu foi um grande aparato militar preparado e executado que não foi seguido do mesmo cuidado com a reacomodação das pessoas. Tudo aquilo poderia ter sido evitado", disse.

"O diálogo não foi levado até o final e se preferiu a opção militar, que infelizmente deu no que deu. Não se trata de contestar direitos, de contestar a decisão da Justiça. Se trata de dialogar."

Segundo o ministro, a Justiça é "sensível a soluções negociadas e que respeitem as pessoas".

"Aquelas famílias são pobres e precisam ser tratadas com a mesma dignidade que aqueles que ocupam terras devolutas do Estado sem ser removidos", disse.


Leia mais em: O Esquerdopata: Ministro diz que PM praticou terrorismo em Pinheirinho
Under Creative Commons License: Attribution

Nenhum comentário: