Translate / Tradutor

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Sim, um novo mundo é possível construir.


Como já afirmei a realidade não é apenas esta que está posta (corrupção, violência, políticas ineficazes de saúde e educação), mas uma realidade que se pode construir pela participação do povo nos grandes embates políticos de nosso tempo. 

O povo tem poder, mas este poder está por ser construído pela união e participação. O voto sem consciência é um poder efêmero porque acaba na urna, o voto consciente tem poder profícuo e efetiva a democracia, embora concorde com Plataõ de que a democraica não é perfeita porque nem sempre vence os melhores.

Portanto, o que imperativo refletir é que, mesmo existindo o embate e conflito no sistema politico, a participação da sociedade é importante. 

Os empresários querendo flexibilizar as leis trabalhistas e os trabalhadores vigilantes na garantia destes direitos na Constituição de 88 (Constituição Cidadã). 

É verdade que a organização empresarial tem mais influência junto ao governo porque tem mais recursos políticos,. domina a mídia hegemônica  e só o povo organizado pode equilibrilar este poder de influencia que exerce ao governo a classe empresarial . 

Isso faz parte do processo democrático e tem razão o presidente Lula de pedir ao povo que se organize e vá lutar por seus direitos e cobrar políticas públicas que venham melhorar a vida do povo brasileiro. 

Entendo, portanto, que o Estado sozinho não vai resolver todos os problemas de um país, é preciso que a sociedade esteja com um sentimento de responsabilidade pelo seu país. Sim, um novo mundo é possível construir com a participação efetiva do povo nas decisões políticas.
REFERÊNCIAS

BORBA, Julian. Ciência Política.Florinópolis. SeaD/UFSC, 2006

Nenhum comentário: