Blog do Zé Dirceu
JN noticia corrupção no MS, sem exibir vídeo que a prova... Com o título acima, de e-mail que me foi enviado por um amigo, registro a comprometedora jogada eleitoral da Rede Globo no Jornal Nacional de ontem. O JN deu, mas simplesmente abafou o escândalo em que o deputado tucano Ary Rigo, do Mato Grosso do Sul, detalha em vídeo o esquema do pagamento de propinas ao governador André Puccinelli (PMDB), aos desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ-MS), aos integrantes do Ministério Público do Estado (MPE-MS) e aos deputados estaduais sulmatogrossenses.A Globo tinha o vídeo - de resto, disponibilizado no Blog Onipresente e no YouTube - em que o deputado Rigo detalha todo o esquema de corrupção, mas optou por dar a matéria de uma forma burocrática, sem exibir a gravação. Escondeu, assim, do eleitorado e da população brasileira fatos da maior gravidade.
Desta forma, o jornalismo do JN se encaixa naquela piada propagada por muitos políticos do meu Estado, Minas Gerais, que quando lhes era conveniente e não queriam se manifestar sobre determinada questão afirmavam matreiramente estarem "roucos de tanto ouvir". A emissora não quis levar "furo", mas empenhou-se em noticiar só da forma que atendia a seus interesses políticos.
O JN escondeu o principal (a gravação) de um dos maiores escândalos políticos já registrados na história de 32 anos de existência do Mato Gosso do Sul. A razão? A resposta está em um detalhe: o governador André Puccinelli é candidato à reeleição, apoia e é apoiado pelo candidato da Globo, da oposição e da mídia a presidente da República, José Serra (PSDB-DEM-PPS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário