Translate / Tradutor

domingo, 1 de março de 2009

COMO O PIG PLANTA NOTICÍAS PARA MANIPULAR O POVO.


Caríssimos,  há uma explicação bem didática de como o PIG (TV GLOBO, FOLHA, ESTADÃO, VEJA, BAND) planta factóides para criar problemas para o governo Lula e aliados.

A Veja levanta a bola para a Folha e depois a TV Globo através do jornal nacional tenta fazer o gol, ou seja manipular você. Eles querem convencer leitor de Olhos do Sertão que o candidato deles em 2014 é um santo que vai salvar o Brasil do governo "corrupto e incompetente" do presidente Lula.

O PIG trabalha como quadrilha organizada da informação para manipular o brasileiro. Você leitor tenha muito cuidado quando tiver em frente do jornal nacional. Para este mídia abestada eles têm a verdade, daí jogar o MST como uma quadrilha e assassinos e a UDR como convento de freiras.



Vejam o texto abaixo.

Do Grupo de Mídia do Portal Luís Nassif

Aberta a temporada de factoidesE

* Publicado por wedencley alves
A articulação é bem conhecida. Um parlamentar - agente acusador - vai a algum veículo - veículo-guia - previamente contatado e faz a denúncia. Imediatamente, um outro veículo, a que denominamos de repercussor primário, seleciona personagens que já conhecem a engenharia do processo e supostamente procede ao direito de defesa dos acusados. A cobertura é plenamente favorável aos primeiros, e inquiridora dos segundos. A operação pode seguir um outro caminho. Pode partir do próprio veículo, com seus instrumentos de reportagem. Neste caso, o denominaremos veículo-fonte.
Uma preocupação importante é não contextualizar a denúncia e nem trazer à tona aspectos que prejudiquem a imagem do agente acusador - que também pode ser um personagem da alcova política. Quando estes aspectos aparecem e ganham a repercussão indevida, a operação deve ser abortada, e passa-se à seguinte, já previamente definida.
O exemplo mais recente é o de Jarbas Vasconcelos, senador do PMDB. Ele é o acusador. O veículo-guia foi a Veja - são quase sempre a Veja e a Folha de SP, que se alternam neste papel. A Folha, desta vez, foi o repercussor primário. Alguns parlamentares citados por Jarbas foram ouvidos e a reportagem no dia seguinte ressaltava “o silêncio” dos acusados.

Comentário

Clique aqui para se inscrever e participar das discussões.
Aliás, uma boa dica para estudantes de graduação e pós em Jornalismo, Sociologia e História, interessados em discutir o papel da mídia: montem seus grupos de TCC, inscrevam-se, exponham as teses e enriqueçam as discussões e seus trabalhos.

2 comentários:

Frau BUP disse...

Um exemplo recente do complô PIG e PSDB/DEM para levar Serra a presidencia em 2010 fica bem claro no caso da "ditabranda".
Folha de SP minimiza a ditadura já pensando no futuro, pois a provavel candidata do PT é Dilma, que foi torturada e perseguida pelos militares. A manipulacao é diuturna e vale usar de todos os meios.

PT Canguçu disse...

Buenas amigo...
Coloquei o seu blog nos nossos favoritos e nos seguidores.
Confere lá.
Forte abraço.
Italo Dorneles