Translate / Tradutor

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

BRIZOLA NETO DÁ AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA AO NOBLAT. Leia.

Ô Noblat, vá ao dicionário…


Clique para ampliar
O blog do jornalista Ricardo Noblat publica uma nota extremamente maldosa contra Dilma, dizendo que ela teria cometido um ato falho ao dizer que a quebra de sigilo de Verônica Serra havia sido um “mal-feito”.
Como o Noblat é uma pessoa muito inteligente e que fica muito nervoso quando é criticado, apesar de errar ser humano, reproduzo primeiro o seu texto e depois explico o seu “ato falho”. Leia:
“Talvez tenha sido um ato falho de Dilma Rousseff – nada mais do que isso.
Mas ao se referir, hoje, à quebra do sigilo fiscal de Verônica Serra, filha de José Serra, e de mais quatro pessoas ligadas ao candidato do PSDB, Dilma saiu em defesa da Receita Federal e disse assim:
- O que pode haver é mal-feito, em qualquer instituição pode haver mal-feito. Acho que o mal-feito tem que ser punido, as pessoas responsáveis têm que ser castigadas quando apurada sua responsabilidade. Mas a instituição tem que ser preservada.
De fato, foi algo mal-feito. Era para ter ficado em segredo pelo menos até depois da eleição. Ou para sempre se ninguém reclamasse.”
Ô, Noblat, você colocou um hífen onde não havia. E viu como adjetivo o que é empregado evidentemente como substantivo “o malfeito” e não “algo malfeito”.
Está lá, no dicionário Houaiss:
Malfeito
sXIII cf. FichIVPM
Acepções
.substantivo masculino
1 Diacronismo: antigo.
crime, delito, malfeitoria
2 Regionalismo: Brasil.
o que traz prejuízo, malefício; o que é ruim; má ação
Ex.:
3 Regionalismo: Sul do Brasil.
encantamento, bruxaria, feitiço
.adjetivo
4 feito incorretamente, mal executado; defeituoso, imperfeito
Ex.: desenho m.
5 que tem configuração má ou defeituosa; disforme
Ex.: perna m.
6 não merecido; injusto, indevido
Viu, Noblat, a Dilma falou certinho. Sua interpretação é que está incorreta e tenho certeza que você irá retificar, não é?

Nenhum comentário: