Translate / Tradutor

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Quando São Paulo atravessa um dilúvio o que fez o Serra?


Elio Gaspari – O Globo – Folha SP

São Paulo atravessou um dilúvio, redes de esgoto invadiram galerias pluviais, centenas de pessoas perderam o que tinham, e o governador José Serra descobriu que parte do problema está na imprensa:
“Outro dia inaugurei um piscinão com 500 metros cúbicos, o segundo maior piscinão do Brasil. A imprensa não deu a menor bola. Porque dá-se bola para o problema, mas para a solução, não”. Que solução? Em 2006, o tucanato paulista anunciou que reduzira de 50% para 1% o risco de enchente nas margens do rio Tietê. Os meios de comunicação, felizes, registraram a proeza e caíram na maldição atribuída ao general Orlando Geisel (1905-1979): “A imprensa desinforma, deseduca e ofende o vernáculo”.
Diante de um repique na taxa de homicídios no Estado (4.771 mortos em 2009 contra 4.426 em 2008), Serra atribuiu os números, “basicamente” à “crise econômica e ao desemprego”.
É a velha lenda: crise provoca crime. Se fosse assim, como explicar que a taxa de homicídios caiu 10,4% na Grande São Paulo? Mais: o epicentro do terremoto financeiro ficou em Nova York. Lá o desemprego chegou a 10,3%, o maior em 16 anos, mas os homicídios foram 466, com uma queda de 10% em relação ao ano anterior, o melhor resultado desde 1963.

Leia a integra da coluna de Elio Gaspari nos jornais O Globo e Folha SP

Um comentário:

Robério Soares disse...

Meu caro Luis, já somos seguidores no Twuitter um do outro, apoiamos a mesma causa ou seja somos Dilma pera presidente. Gostaria de propor uma parceria, você anuncia meu Blog no deu e eu anuncio o seu no meu. Cas positivo manda um e-mail para roberio.soares@uol.com.br e o endereço do meu Blog é o seguinte:
http://www.sganoticias.blogspot.com/
Obrigado