Translate / Tradutor

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Eu quero - Patativa do Assaré

Patativa do Assaré, eu quero, você quer e nós queremos um chefe brasileiro, fiel, firme e justiceiro. 

E é neste sentimento, entre corpo e alma, que coloco a minha fé na eleição de Dilma, não como uma salvadora, mas como mulher, com os seus defeitos, capaz de cuidar do povo brasileiro, de liderá-lo para a justiça, solidariedade, do povo que mora no sul ou no norte, no campo ou na cidade, cantando a paz no Brasil - lindo poema de de Patativa do Assaré, com sua sensibilidade social. 

Talvez vivo, estivesse hoje muito mais iluminado, testemunhando o seu desejo de um pais mais justo, menos desigual, onde o seu povo liberto da exploração patronal. 

Não teria dúvida que o seu voto em Dilma representaria o seu desejo da continuidade da transformação deste país, o seu desejo e clamor por justiça social. 

Eu quero 
                             Patativa do Assaré


Quero um chefe brasileiro 
Fiel, firme e justiceiro 
Capaz de nos proteger 
Que do campo até à rua 
O povo todo possua 
O direito de viver 

Quero paz e liberdade 
Sossego e fraternidade 
Na nossa pátria natal 
Desde a cidade ao deserto 
Quero o operário liberto 
Da exploração patronal 

Quero ver do Sul ao Norte 
O nosso caboclo forte 
Trocar a casa de palha 
Por confortável guarida 
Quero a terra dividida 
Para quem nela trabalha 

Eu quero o agregado isento 
Do terrível sofrimento 
Do maldito cativeiro 
Quero ver o meu país 
Rico, ditoso e feliz 
Livre do jugo estrangeiro 

A bem do nosso progresso 
Quero o apoio do Congresso 
Sobre uma reforma agrária 
Que venha por sua vez 
Libertar o camponês 
Da situação precária 

Finalmemte, meus senhores, 
Quero ouvir entre os primores 
Debaixo do céu de anil 
As mais sonoras notas 
Dos cantos dos patriotas 
Cantando a paz do Brasil 

Nenhum comentário: