Translate / Tradutor

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

ASSUSTADOR O PODER DO SERRA NA MÍDIA DEMO-TUCANA

Caríssimos,

Estamos em jogo ardiloso e muito bem estruturado para eleger o Serra. A mídia demo-tucana (Folha, Globo, Estadão, Veja, Band e assemelhados) se uniram para destruir a imagem do presidente Lula e da Dilma.

Vamos analisar as incongruências entre as pesquisas Datafolha e Voxpopuli e suas manipulações.

Veja o texto abaixo do Blog do Rovai abaixo. Veja que o governador Serra tem o controle da mídia demo-tucana referenciada aqui. É uma mídia que perdeu o medo da verdade. Desconsidera e desrespeita a inteligência do povo brasileiro. É uma mídia que vai para tudo ou nada para derrotar o governo Lula nas eleições de 2010.

Serra teria pressionado Band a atrasar divulgação de Vox Populi

A pesquisa Vox Populi divulgada pela Band na última terça-feira pela Band foi iniciada no dia 31 de julho e encerrada em 4 de agosto. Quem já trabalhou com marketing político ou usou pesquisa para qualquer fim sabe que dez dias podem ser uma eternidade. Jornalistas sabem que todo meio comunicação divulga pesquisas eleitorais no mesmo dia ou no dia seguinte ao seu encerramento. Então, por que a Band demorou tanto tempo para levar os resultados a público?

Este blogue foi informado por gente muito bem informada que a resposta é: o governador José Serra ao saber dos resultados pressionou a direção da TV a não torná-los públicos.

Utilizou como argumento o fato de o Instituto Vox Populi também prestar serviços ao PT. E ao mesmo tempo aproveitou a entrada de Marina Silva na disputada presidencial e solicitou à Folha que fosse a campo medir o pulso do eleitorado.

Só quando a pesquisa Datafolha, onde Dilma pára de crescer num ritmo forte, vem a público, a Band divulga a do Vox Populi. E de alguma forma se livra de ser acusada no futuro de ter engavetado um levantamento eleitoral que favorecia a ministra.

A história faz todo o sentido. E a Band precisa esclarecê-la.

PS1: O Eduardo Guimarães http://edu.guim.blog.uol.com.br/ antecipou há três semanas que uma fonte dele na Folha de S. Paulo tinha lhe dito que viriam pesquisas manipuladas. Curioso ele ter acertado, né?

PS2:Estamos encaminhando perguntas a respeito deste caso para a TV Bandeirantes e para o Instituto Vox Populi. Em breve, as divulgarei aqui.

Veja o texto da única manifestação de um representante do PIG – Partido da Imprensa Golpista e tire as suas conclusões – veja bem o texto do Valor Econômico tenta argumentar e justificar as incongjuências nas duas pesquisas.

Vox Populi traz diferença entre Serra e Dilma em um dígito

Autor(es): Yan Boechat Valor Econômico - 20/08/2009
O governador de São Paulo, José Serra, e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, estão separados por nove pontos percentuais na disputa pelo voto dos eleitores brasileiros para suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com pesquisa divulgada terça-feira pelo instituto Vox Populi. O levantamento, realizado a pedido da "TV Bandeirantes", é o que apresenta a menor diferença entre os principais pré-candidatos à presidência do PT e do PSDB.

Nas últimas semanas, pesquisas de opinião realizadas pelo Datafolha e pelo Ipespe apontavam uma vantagem média de cerca de 15 pontos percentuais para Serra.

A pesquisa do Vox Populi foi realizada entre os dias 31 de julho e 4 de agosto. Foram ouvidos cerca de dois mil eleitores em todo o país. Quando a pesquisa foi feita dois fatos novos que impactaram a pré-campanha ainda não haviam surgido: a provável candidatura da senadora Marina Silva e a polêmica entre a ministra Dilma Rousseff e a ex-secretária da Receita Federal, Lina Maria Vieira.

A pesquisa do Datafolha, por sua vez, foi realizada após os dois casos e apontou uma diferença de 19 pontos entre os dois principais pré-candidatos. Já a pesquisa do Ipespe foi realizada ainda antes do levantamento do Vox Populi e mostra uma vantagem de 12 pontos para José Serra. Marina Silva teve um desempenho surpreendente na pesquisa do Ipespe: atingiu 10% das intenções de voto em cenário semelhante ao empregado pelos outros institutos. Quando seu nome foi colocado à disposição novamente cerca de 20 dias depois, desta vez pelo Datafolha, apenas 3% dos pesquisados a escolheram.

Pesquisa divulgada ontem na TV Bandeirantes contradisse frontalmente o Datafolha. Agora as acusações de fraude ganharam alguma solidez. A diferença nos números supera as margens de erro e é muito grande para ter sido provocada apenas por especificidades na preparação dos levantamentos.

Veja um texto de Guilherme Scalzilli para relacionar com os textos acima.
O Vox Pópuli embaralhou tudo.

O cenário do Vox Populi renova as chances de Dilma Rousseff, relativiza a influência de Ciro Gomes e indica a inevitabilidade de um segundo turno, qualquer que seja o quadro de candidatos – de modo chocante, são conclusões quase opostas às sugeridas pelo Datafolha. E, novamente, as lacunas falam por si: não houve gráfico mostrando as curvas de José Serra (descendente) e Dilma (ascendente), nem projeção de segundo turno ou (por que será?) uma amostragem da rejeição espontânea do eleitor.

As próximas pesquisas serão importantes para medir até onde o grupo Folha está disposto a mergulhar para influenciar as eleições vindouras. Houve a planilha de gastos do casal FHC, depois a ficha falsificada contra Dilma e atualmente essa lamentável, patética orquestração para atingi-la através de uma ex-funcionária ressentida e flagrantemente mentirosa. Caso insistam no equívoco e se dediquem a inventar realidades virtuais, instituto e grupo jornalístico vaporizarão a pouca credibilidade restante. E me pergunto: valerá a pena?

Agora vejam o texto do blog Cidadania de Eduardo Guimarães

Confesso que, apesar de ter antecipado aqui, três semanas antes da pesquisa Datafolha publicada no último domingo, que ela mostraria o que efetivamente mostrou (prejuízo de imagem a Dilma e Lula devido ao apoio deles a Sarney), fiquei surpreso com a pesquisa Band/Vox Populi sobre a sucessão presidencial divulgada ontem no principal telejornal da emissora paulista.

Quando minha fonte na Folha de São Paulo me revelou do acordo entre políticos de oposição, institutos de pesquisa de opinião e órgãos de imprensa para fraudar sondagens do eleitorado, não achei que isso se devia a uma forte queda de Serra e a disparada de Dilma na preferência popular. Achava apenas que queriam “matar” Dilma enquanto ainda estava “fraca” e Serra, “forte”.

Mas, de fato, se notarmos o nível de partidarização em que mergulharam TODOS os grandes órgãos de imprensa, que compraram e endossaram sem pestanejar uma versão nebulosa de uma acusação à ministra-chefe da Casa Civil na qual quem acusa não se lembra do dia nem da hora do suposto encontro que teria tido com ela, mas se lembra até da roupa que a ministra teria usado nessa reunião fantasiosa, bem como de outros detalhes mínimos, a explicação para essa fúria midiático-oposicionista fica evidente.

Sim, é desespero de causa. Para influir na vontade da maioria, pisam no acelerador de uma tática que vem fracassando contra o patrono da candidatura Dilma uma vez após outra desde 2004. Só gente desesperada agiria assim.

Também me surpreendeu o nível de ousadia da pesquisa Datafraude. Achei que “trabalhariam” dentro da “margem de erro”. Contudo, a comparação dos números do instituto de pesquisa da Folha e do Vox Populi revela uma fraude que, em termos estatísticos, pode ser considerada gigantesca.

Vejam, abaixo, comparação dos números das duas pesquisas feita pelo caro Rodrigo Vianna em seu blog:

DATAFOLHA
1) Serra 37% 2) Dilma 16% 3) Ciro 15% 4) Heloisa Helena 12%
VOX POPULI
1) Serra 30% 2) Dilma 21% 3) Ciro 17% 4) Heloisa Helena 12%

Notem, por exemplo, como Heloísa Helena tem o mesmo percentual e Ciro Gomes quase o mesmo em duas pesquisas totalmente antagônicas.

Mais importante ainda, mais esclarecedor ainda é a censura dos grandes meios de comunicação – e até dos grandes portais de internet – à pesquisa Vox Populi. Esse instituto é respeitadíssimo desde sempre. Não me lembro de ter sido censurado antes. Logo que descobrirem que não conseguirão esconder os números – até porque foram veiculados na televisão –, passarão a desqualificar o instituto.

O estafe serrista na mídia tentará ocultar a pesquisa o máximo possível. Em vez de a própria Folha de São Paulo, em nome da credibilidade de seu instituto, vir a público tecer considerações e questionamentos ao Vox Populi, omite de sua edição desta quarta-feira a pesquisa contraditória, apesar de suas edições serem fechadas à meia noite, o que lhe daria tempo de sobra para noticiar o que a tevê Bandeirantes noticiou às 20 horas de ontem.

A esta altura, não há dúvida de que a mídia decidiu censurar a pesquisa Vox Populi. Pode-se dizer isso devido à censura dos grandes portais de internet. Em termos da rede mundial de computadores, já se passaram meses desde a divulgação da pesquisa desafiadora.

Aliás, a Band censurou um dado que um leitor do blog de Luis Nassif bem ressaltou e que poucos se deram conta: a rejeição de José Serra é a maior entre todos os candidatos. E se a rejeição de Dilma é maior entre as mulheres, a de Serra é maior entre os homens.

Agora você dirá: “Eduardo, você se precipitou ao dizer que Lula erra ao não reagir ao assédio difamatório da imprensa a Dilma. Ele sabe o que faz, pois sabe que a população já notou que estão fazendo com sua candidata o que sempre fizeram com ele”.

Pode ser, mas isso não muda o fato de que estar sendo violado o mais basilar princípio jurídico, o de o ônus da prova caber a quem acusa, é uma ameaça a todos os cidadãos, inclusive àqueles que aplaudem essa barbaridade que estão praticando contra a ministra.

A oposição está abrindo as portas do inferno. Uma sociedade que pratica tais barbaridades, também se torna bárbara, e em uma sociedade bárbara ninguém está seguro. É por isso que continuo cobrando reação do chefe da Nação, em defesa do Estado Democrático de Direito, que está sendo virtualmente estuprado para beneficiar uma mera candidatura política.

Vejam meus caros, estamos no fio da narvalha. Eles estrategicamente colocaram o PT em uma sinuca de bico, daquelas bem complicada. Você se estivesse no lugar dos senadores do PT faria o que? Aceitava derrubar o Sarney para que os demo-tucanos e mídia demo-tucana assumisse o controle daquela casa? Ou fariam de acordo com a orientação do partido?

Haveria outra alternativa com a mídia demo-tucana no "fugando no seu gangote" com o cheiro podre do discurso da ética seletiva?

O que fazer agora caros leitores. Vamos nos indignar com eles querem? Vamos deixar que o nosso país volte às maõs desta quadrilha que se apoderou do país durante os anos noventa?

Vamos deixar que Rede Globo e assemelhados destruam este país através do Serra?

O que o Serra está prometendo à Rede Globo e consórcios (Folha, Estadão, Veja, Band,) para derrotarem o governo Lula?

Temos saída?

Estamos condenados?

Nenhum comentário: