Translate / Tradutor

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Em Fortaleza, o seu voto pode decidir entre um governo popular e do das elites.

 
 
SEU VOTO PODE DECIDIR ENTRE UM GOVERNO POPULAR E O DAS ELITES

Caros colegas que declaram o voto nulo, compreendo algumas questões levantadas por vocês, entendo mais ainda quando dizem que o governo de Luizianne poderia ter feito mais... o fato é que governar uma cidade com recursos escassos e ainda optar para governar de forma participativa, com debate e para os mais pobres não é fácil e olha que muito foi feito no peito e na garra.

Através das últimas pesquisas com números quase empates percebo que o que está em disputa nesse segundo turno são projetos políticos. De um lado o projeto político da e para a classe média defendido pelo Governador Cid Gomes, do outro lado o projeto político democrático, popular e voltado para os mais pobres que é o projeto político do PT, do ex-presidente Lula, da presidenta Dilma e da companheira Luizziane.

Me permitam comparar o governo Cid Gomes com o governo de Luizianne Lins:

Governo Cid – constrói e recupera estradas.
Governo luizianne – também faz isso, mas pensa em quem nunca foi pensado, um exemplo é a Bezerra de Menezes adaptada para os deficientes visuais e as calçadas para os deficientes físicos.

Governo Cid – Faz uma festa particular com dinheiro público
Governo Luizianne – fez do pré-carnaval, do carnaval, da festa de ano novo uma referência nacional com a valorização da cultura local e festas nitidamente democráticas.

Governo Cid – quer construir o aquário (serve para que mesmo ter o maior vidro da América Latina?)
Governo Luizianne – construiu o hospital da mulher

Governo Cid – queria construir um estaleiro em plena orla de Fortaleza
governo luizianne – decretou como parque e apa as dunas de sabiaguaba – brevemente será um bairro ecológico de referência nacional

Governo Cid - não lembro da participação popular para decidir o destino do orçamento do estado do Ceará
Governo Luizianne – desde a sua primeira gestão implantou o orçamento participativo que foi coordenado pelo companheiro Elmano, onde, em assembléias, reúnem-se associações de bairros, movimentos sociais e demais pessoas interessadas e definem qual obra deve ser feita e onde deve ser feita, em qual bairro, em qual regional... detalhe, o hospital da mulher foi uma demanda aprovada no segmento de mulheres do orçamento participativo, era uma luta antiga e agora concretizada.

Governo cid – constrói o castelão e deixa às traças a UECE
governo luizianne – constrói Cucas, reforma, amplia e constrói escolas

Governo Cid – desvaloriza professores – quem não lembra da frase 'trabalhem por amor' dita por ele na época da greve dos professores estaduais? – quem não lembra da cena de espancamento na assembléia legislativa comandada pelo o candidato Roberto Cláudio?
Governo Luizianne – entregou a cada professor um notebook, houve o maior aumento salarial dado por uma gestão e fez concurso público.

O governo Luizianne ainda fez mais, reuniu em um só espaço segmentos da sociedade que sempre foram divergentes, como: empresários e sindicatos, ONG´s, movimentos populares, entidades de classe para planejar a cidade. Desta reunião de segmentos diferentes saiu o Plano Diretor Participativo de Fortaleza em vigência desde 2009.

A elaboração do plano contou com a participação de cerca de 10.000 pessoas em todas as etapas e desse plano saiu a ZEIS (zonas especiais de interesse social) que garantiu às populações que moram em áreas de ocupação irregular o direito à cidade com dignidade. Foi o governo de Luizianne quem garantiu como pode ter retirado esse direito como dizem por aí? Ou não leram o plano diretor ou tentam enganar a população.

Então caros colegas o seu voto pode decidir o governo que Fortaleza e você merece. De uma coisa eu tenho certeza, o governo de Elmano será democrático então pode vir participar das assembléias do OP da conferência das cidades e dos demais momentos de participação e traga a sua crítica e suas ideias para construir uma Fortaleza melhor. No governo apoiado pelo Cid Gomes você não terá essa oportunidade. O seu voto pode ser útil para quem mais precisa, fica a dica.

Cleide Madeiro – estudante de Geografia

Nenhum comentário: