O IBOPE, a serviço da Globo, Estadão e PSDB, traz uma pesquisa que aponta Dilma e Serra empatados com 37%.Não tenho nenhuma dúvida que essa pesquisa é manipulada.Ninguém confia no IBOPE, no Estadão, na Globo.Provavelmente Dilma está com uns 15 pontos à frente de Serra.Mas, de todo modo, mesmo admitindo que a pesquisa do IBOPE esteja correta, isso prova que Serra empancou de vez. Veja o resultado da última pesquisa do IBOPE.
IBOPE Inteligência / DC: Serra 36%, Dilma 29%
Pesquisa do IBOPE Inteligência para o Diário do Comércio mostra o pré-candidato tucano sete pontos à frente da petista. Notícia publicada na edição de 22 de abril de 2010 do Jornal Nacional.
Cinco dias após o lançamento de sua pré-candidatura, José Serra (PSDB) se mantém na liderança da disputa à Presidência da República com 36% das intenções de votos, segundo pesquisa IBOPE Inteligência /Diário do Comércio. De acordo com o levantamento, Dilma Rousseff (PT) permanece em segundo lugar com 29%, ou seja, sete pontos porcentuais abaixo do tucano. Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV) estão em terceiro lugar empatados com 8%. Brancos nulos e não sabe totalizaram 19%. Na simulação sem Ciro Gomes, Serra oscilou quatro pontos para cima (40%), Dilma três pontos (32%) e Marina um (9%). Brancos nulos e "não sabe" um (20%). A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.
Queda socialista - Na comparação com duas pesquisas anteriores do IBOPE Inteligência, uma do Diário do Comércio divulgada em fevereiro e outra da CNI divulgada em março, Serra manteve o mesmo patamar e Dilma subiu cinco pontos em março e agora caiu um ponto. Ciro depois de permanecer com 11% em fevereiro e março caiu três pontos porcentuais. Marina Silva perdeu dois pontos em março e agora os recuperou. Em relação a março, Serra tinha cinco pontos de vantagem sobre Dilma e agora abriu sete pontos - o tucano oscilou um ponto para cima e a petista oscilou um ponto para baixo. Pesquisa Datafolha divulgada no sábado passado mostrou vantagem de dez pontos de Serra sobre Dilma com 38% ante 28%.
Polarização - A diretora executiva de atendimento e planejamento do IBOPE Inteligência, Márcia Cavallari, afirmou que os números mostram uma estabilidade do quadro eleitoral, em que Serra e Dilma polarizam a disputa, e Ciro permanece estável, com tendência de queda. "Aparentemente está havendo o esvaziamento da candidatura do Ciro", declarou a diretora. Há mais de 20 dias o candidato socialista decidiu mergulhar no isolamento magoado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e na iminência de o PSB inviabilizar sua candidatura à Presidência, em favor de Dilma. A Juventude do PSB lançou um movimento em defesa de sua candidatura.
Márcia Cavallari ressaltou que, diante de uma disputa polarizada e acirrada, o tucano e a petista terão de se desdobrar para conquistar os votos de Ciro, Marina e daqueles eleitores que votam em branco, nulo ou não têm resposta. Esse três itens somam 35%, um pouco mais de um terço, de eleitores na pesquisa IBOPE Inteligência/ Diário do Comércio. "O desafio deles será conquistar os votos daqueles que os rejeitam e estão indecisos. Vamos aguardar qual dos candidatos terá melhor estratégia de campanha para atrair esses eleitores", reforçou Márcia.
Segundo turno - De acordo com a pesquisa lBOPE Inteligência/Diário do Comércio, Serra venceria Dilma no segundo turno com 46% ante 37% da petista. Brancos nulos e "não sabe" somariam 18%. Em relação a fevereiro, Serra ganhou um ponto, e em relação a março, dois pontos, portanto dentro da margem de erro. Dilma somou 33% em fevereiro, 39% em março e 37% em abril, oscilando, portanto, dentro da margem de erro na comparação das duas últimas pesquisas. Brancos nulos e "não sabe" permaneceram estáveis: 20% em fevereiro, 17% em março e 18% em abril.
Quer dizer:num período de um mês Dilma subiu 8 pontos e Serra permaneceu onde estava.
Serra pode usar o programa partidário do PV, PMDB, PTC, PMN, PJ, PP, PTB, PR, PPS, PHS, PRN, PRONA que não vai adiantar nada.
Leia mais no excelente blog Terror do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário