Translate / Tradutor

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Uma grande vitória de Anderson Silva sobre Vitor Belfort


Segal: quando o cinema supera a realidade


Steven Segal, o ator, ensinando a Anderson Silva (Anderson, tido como um dos maiores lutadores da atualidade, venceu Vitor Belfort hoje, por nocaute, no primeiro assalto, com um chute que lhe foi ensinado por Segal, isto dito por Anderson). Anderson detém o cinturão dos médios. Esse Segal conhece mesmo de luta.
Comentário
Sempre considerei Steven Segal um canastrão de gestos lentos, de um estilo só eficaz no cinema.
Surpreendi-me anos atrás, quando foi elogiado por Eder Jofre.
Agora essa informação do Ramalho, de que o maior campeão do Ultimate FLighting Championship, o brasileiro Anderson Silva, foi influenciado por Segal.

UFC: Anderson Silva venceu Vitor Belfort por nocaute no primeiro assalto

Luiz Filipe Barboza - enviado especial
Anderson Silva acerta o chute que derrubou Vitor Belfort - Foto: AP
LAS VEGAS (EUA) - Durou só três minutos e 25 segundos a luta do século no UFC 126. O campeão mundial do peso médio, Anderson Silva, nocauteou Vítor Belfort com um chute impressionante de perna esquerda, que explodiu no queixo do adversário ainda no primeiro round. Abatido pelo golpe, o desafiante desabou no octógono, sendo atingido ainda por mais dois socos que fizeram sua cabeça bater no chão, antes que o árbitro, o também brasileiro Mário Yamasaki, interrompesse o combate.
Anderson superou seus próprios recordes, chegando agora a oito defesas de títulos e 13 vitórias em sequência, marcas jamais vistas no Ultimate Fighting Championship. As 12 mil pessoas que lotaram o centro de eventos do Mandalay Bay Resort, em Las Vegas, e quem ficou acordado de madrugada no Brasil para acompanhar pela TV testemunharam a atuação de um atleta que hoje parece imbatível e próximo da perfeição. Sem dúvida, um combate histórico.
- A gente treinou muitas situações para esta luta, e o chute foi uma delas. Mas ninguém é imbatível. Isso é resultado de treino, dedicação - declarou o campeão, criticado frequentemente pela arrogância mas que teve comportamento ético e adotou discurso de humildade após a vitória.
Anderson Silva e Vítor Belfort começaram a luta demonstrando respeito mútuo e cautela. Nos primeiros dois minutos e meio praticamente não houve ação. Os dois gingavam com as guardas altas e apenas esperavam. Quando parte da plateia ensaiou uma vaia, Vítor tomou a iniciativa e chegou a acertar Anderson com o punho esquerdo, sem, porém, encaixar bem o soco. Anderson reagiu tentando derrubar o adversário e ocorreu então o primeiro contato de fato entre os dois lutadores. Nas arquibancadas, enfeitadas pelos torcedores com bandeiras do Brasil e de clubes de futebol do país, os espectadores vibraram. Segundos depois, reagiram com um som de espanto coletivo. Anderson acertou o chute que vazou a guarda de Vítor e o atirou ao chão. O dono do cinturão dos médios surpreendeu não só o rival, naquele instante já sem qualquer defesa. Deixou toda a plateia atônita com a rapidez e a precisão de sua canhota.
Anderson Silva comemora a vitória. Foto: AP
 - Ele brincou, foi a noite dele, está de parabéns. Eu até comecei bem, mas infelizmente minha luta não aconteceu. Eu gostaria muito de seguir na luta - elogiou e lamentou Vítor.
A explosão de alegria de Anderson com o nocaute foi em forma de uma pequena corrida no ringue e um salto sobre um dos braços do octógono. Mas logo em seguida veio o gesto esportivo que arrancou aplausos até mesmo daqueles que o vaiaram quando entrou na arena. Anderson voltou-se para onde estava Vítor, ainda no chão e atordoado, sendo atendido pela sua equipe. O mais jovem campeão da história do UFC (conquistou o título aos 19 anos) precisou de mais de um minuto para recuperar a exata consciência de onde estava e do que fazia ali. Anderson o abraçou, falou algo em seu ouvido e colocou fim a uma semana inteira de provocações e rancor (leia aqui sobre a guerra de palavras antes da luta) . No fim, venceu o esporte, com a postura elegante do campeão.
- Não tenho nada contra o Vítor, mas ele quebrou um código de honra. Minha equipe, o Nogueira Team, é a minha família, e Vítor foi muito bem recebido nela - lembrou Anderson, citando o tempo em que os dois treinaram juntos. - Temos um código de que nenhum de nós luta contra a gente. Infelizmente tivemos que lutar, ele escolheu esse caminho - acrescentou.
 A bomba que detonou a esperança de Belfort de recuperar o cinturão do UFC foi fruto de muito treinamento. Anderson contou que repetiu o golpe exaustivamente durante a preparação. Agradeceu a toda sua equipe e dedicou a vitória a seus treinadores e mestres. Um, em especial, mereceu citação: Steven Seagal, o ator de Hollywood e mestre em artes marciais. Anderson treinou com Seagal e instantes antes da luta deste domingo recebeu dicas. 
Vitor Belfort cai no primeiro round. Foto: AP
- Ele e mestre Pedro Rizzo me corrigiram algumas posições do chute no vestiário. Funcionou - explicou, sorridente.
Seagal revelou que chamou atenção de Anderson para os instantes iniciais da luta:
- Eu disse para ele ter atenção especial com os três primeiros minutos, e que tivesse paciência para trabalhar o chute. Ele soube esperar e o chute entrou - resumiu. - Tenho muito orgulho do Anderson, é um lutador espetacular - completou o astro, que se celebrizou por filmes de ação com pontapés em profusão.
Após a luta, ainda no octógono, Anderson vestiu a camisa do Corinthians, time do coração. E mandou um recado para o atacante Ronaldo, alvo de críticas dos torcedores corintianos após a eliminação do clube na disputa da Pré-Libertadores:
- A gente está o tempo todo se superando, assim como ele. Ronaldo, estamos juntos!
A performance de Anderson Silva impressionou o presidente do UFC, o americano Dana White. Ele disse que o campeão só pode ser superado atualmente no videogame. O dirigente confirmou haver a intenção de que a próxima luta do brasileiro seja contra o campeão dos meio-médios no UFC, o canadense Georges Saint-Pierre, que subiria de categoria se confirmar seu título em seu próximo combate.
- Vai ser engraçado de novo - disse Anderson, repetindo um bordão que adotou antes do combate com Belfort.
Outro brasileiro em ação no UFC 126, o paraibano Carlos Eduardo Rocha, o "Tá Danado", perdeu por decisão dividida dos juízes para o americano Jake Ellenberger. "Tá Danado", que ainda não tinha sofrido derrota na carreira no MMA (artes marciais mistas, na sigla em inglês), considerou o resultado injusto no confronto, válido pelo peso meio-médio. Nas outras lutas do card principal, o ex-campeão dos plumas Miguel Torres derrotou Antonio Banuelos por decisão unânime dos juízes. Da mesma forma foi a vitória de Forrest Griffin sobre Rich Franklin nos médios. E pela categoria meio-pesado, Jon Jones superou por finalização o também americano Ryan Bader. Com a contusão de Rashad Evans, que enfrentaria o campeão mundial Maurício Shogun Rua no UFC de 19 de abril, Jones ganhou a oportunidade de desafiar o brasileiro daqui a seis semanas.   

Nenhum comentário: