Translate / Tradutor

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

O Ceará três vezes mais forte na luta contra a barbárie e a opressão do fascismo à classe docente deste país.

 

Nesse ano, a classe de professores e professoras tem muitos motivos para fazer a mobilização necessária para derrotar o fascismo. 
 
E nossa motivação é o Ceará três vezes mais forte na luta contra a barbárie e a opressão do fascismo.
 
Não há meio termo e nem a possibilidade para lavar as mãos diante dessa monstruosidade que está a devorar a livre docência. 

Vivemos momentos sombrios que a luta consciente poderá nos libertar como orienta Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido: 

A luta pela humanização, pelo trabalho livre, pela desalienação, pela afirmação dos homens como pessoas, como “seres para si”, não teria significação. Esta somente é possível porque a desumanização, mesmo que um fato concreto na história, não é porém, destino dado, mas resultado de uma “ordem” injusta que gera a violência dos opressores e esta, o ser menos.

 
Professores e professoras pelo país estão com medo, com receio e muitos já sofreram violências e ameaças de políticos e fascistas. . 
 
Ou nós nos mobilizamos para derrotar o fascismo, ou ele nos engolirá a partir do medo e da insegurança. Não há outro caminho. 
 
Esta eleição não é entre direita e esquerda, entre PT ou outro qualquer partido de direita, é entre a barbárie e o Estado de direito. E no Ceará não podemos deixar que o militarismo alinhado com um fundamentalismo religioso e policialesco venha nos governar. 
 
E temos muitas motivações para fazer a luta necessária. O CAPETÃO  já adiantou que é preciso reduzir o tamanho do Estado. 
 
E isso na verdade reduzir direitos a partir de uma política neoliberal. 
 
O professor e a professora, que não entende o momento grave que estamos vivenciando, poderá estar vivendo na tranquilidade porque inocentes e ingênuos não tem preocupações no momento, mas sofrerão as consequências do que pode estar por vir e que infelizmente não sofre com o genocídio de índios, das pessoas passando fome, das perseguições, das ameaças e da destruição do Estado social. 
 
Com diz Freire: Em sociedades cuja dinâmica estrutural conduz à dominação de consciências, “a pedagogia dominante é a pedagogia das classes dominantes”. Os métodos da opressão não podem, contraditoriamente, servir à libertação do oprimido.
 
E quem votou nessa coisa que está aí em 2018 pode ter ido na onda lavajatismo, mas agora não. 
 
O voto nessa coisa é ratificar e concordar com: o genocídio indígena, com o negacionismo das ciências, com o corte do orçamento para a educação, da redução da renda dos trabalhadores, do negacionismo do meio ambiente e tudo mais que vem acontecendo neste país, incluindo a destruição do Estado brasileiro. 
 
Sigamos na luta com o Ceará 3 vezes mais forte: Elmano13, Lula13 e Camilo131. Abraços e sigamos na luta.
O mundo é espetáculo, mas sobretudo convocação. E, como a consciência se constitui necessariamente como consciência do mundo, ela é, pois, simultânea e implicadamente, apresentação e elaboração do mundo.

Nenhum comentário: