Translate / Tradutor

domingo, 9 de setembro de 2012

Odilo 13 e professor Gilmar na história russana.



Sou uma um grande família de origem do interior de Jaguaruana. Quando a parteira chegou, depois de atravessar o Rio Jaguaribe em uma pequena canoa, lá pelas últimas horas da madrugada, eu já tinha nascido. 

Ainda me sinto impregnado com o cheiro do curral, do pó de carnaúba, do orvalho da manhã. os banhos no rio Jaguaribe, a casa e sua varanda, a chuva caindo na calçada, o palheiro onde meu pai plantava, a casa de fazer cera de carnaúba com a sua prensa E principalmente a varanda onde os amigos de meu pai contava histórias, as carnaubeiras, as noites assustadoras e longas. 


E me crisei de sonhos e ideias. De certa forma, continuo muito ligado à terra, à natureza. E nunca perdi a capacidade de sonhar, de ter esperanças, de buscar as coisas novas, e de lutar contra as coisas que não concordo. 

Meus pais me ensinaram princípios e lutaram para eu chegar até a universidade. Lá me desenvolvi mais humano, tornei-se uma pessoa de esquerda e jovem entrei na militância política. E fiz da militância política uma opção de vida. E vejo que muitas coisas que lutei durante a adolescência e juventude estão se confirmando agora. Chorei tanto nas derrotas de Lula como em suas vitórias. Chorei porque pessoas que admiro como Paulo Freire, Florestan Fernandes, D Helder Câmara, Henfil, Betinho, Brizola, Darcy Ribeiro, não puderam testemunhar as coisas boas que estão acontecendo neste país. Chorei também pelas minhas derrotas e vejo que elas me fizeram bem, porque jamais perdi a esperança, jamais abandonei a luta, por quê? Porque vejo que as nossas crianças e jovens terão mais oportunidades do que meus pais tiveram. 

As oportunidades de chegar até uma universidade, as oportunidades de realizar os seus projetos de vida. Nesta semana da Independência, deixo este relato de minha vida. 

E principalmente para renovar as minhas esperanças. Sim, tenho candidato, meu candidato a prefeito é Odilo 13. Todos sabem. Voto nele porque somos de uma geração de estudantes do Colégio Estadual que íamos a escola sonhando com o futuro, fazendo o presente com muita responsabilidade, tendo como professor, diretor e líder o professor Gilmar. 

Nenhum comentário: