Translate / Tradutor

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Um texto para análises dos erros petistas e construção de 2017 e 2018.



Amigos(as) vamos fazer grupos de estudos sobre política e geopolítica em 2017. 
 
Cada post será momento de reflexão, construção e reconstrução. Começo por esse post aqui da mídia Ninja em que destaco essa parte do longo e excelente texto do Pastor Ariovaldo. (veja abaixo). 
 
E veja que na entrevista de Haddad, ele não tem a coragem ou o discernimento de reconhecer que faltou mídia em seu bom governo. Como pode a periferia paulista abandonar o PT depois de tantos anos?

‘Não basta distribuir renda’, diz Haddad sobre projeto do PT e da esquerda para o país

- Entenda que o Haddad  faz esse questionamento e não consegue encontrar resposta que o Pastor Ariovaldo dá abaixo em seu texto. 
 
Veja o que diz Haddad em três pontos que destaco:
1. Então não se podia mexer em nada. A faixa de ônibus era criticada, ciclovia era criticada, redução de velocidade era criticada, enfim. Vivemos aqui um momento de muita dificuldade de comunicação porque havia por parte dos meios de comunicação uma espécie de ordem unida contra qualquer iniciativa modernizadora.
Ou seja, Haddad reconhece a força da velha mídia, mas pouco faz para fazer a contra-argumentação ou criar canais de comunicação diretos com a periferia. E a periferia fala que Haddad era um prefeito das elites. A periferia não se achava em Haddad, por quê?

Por então, perdeu na periferia? Haddad não tem consciência do erro nessa sua fala aqui:
2) Eu não consigo compreender a crítica, mas se você perguntar em Parelheiros, onde está sendo feito o maior investimento na área da saúde, que é um hospital de R$ 200 milhões, o morador de Parelheiros vai te dizer que a gestão Haddad não fez nada por ele. Então tem um problema aí de encaixe mesmo, de discurso. E isso vale para outros bairros da cidade, a Brasilândia está inteira iluminada em LED. Foi feito um dos principais corredores de ônibus, que é o corredor Inajar, que traz o morador da Brasilândia em questão de minutos para o centro de São Paulo. E, não obstante isso, não é reconhecido. É de se estudar o caso. Por que que houve esse bloqueio?
E de forma tímida reconhece o seu grave erro. Um erro grave que o tira do segundo turno e da reeleição. Um erro estratégico. Haddad é um bom gestor, mas é um mau político na essência da palavra. Um mau político que não aprendeu as virtudes do excelente político Lula em que a palavra é a sua essência.
3) E eu acho também que da nossa parte deve ter havido falha de comunicação, falha de organização. Quer dizer, também devemos ter a nossa cota de responsabilidade. 
 
Mas aqui nessa entrevista o Pastor Ariovaldo vai na ferida, aperta e faz a ferida do PT sangrar: como pode um governo que derrotou a fome e o desemprego ir a nocaute e permitir o golpe parlamentar? O golpe parlamentar e midiático aconteceu muito mais pela falta de leitura do PT, de Lula, Dilma, do que dos adversários. Apontar culpados como aponta Haddad(três candidaturas - Haddad, Marta, Erundida disputando os mesmos votos não é elucubrar de forma inteligente e profunda sobre as causas da derrota.
Vamos destacar alguns pontos da entrevista do Pastor Ariovald em:

Pastor Ariovaldo: ‘Os evangélicos descobriram o que Lula não conseguiu: para vencer é preciso Mídia’

 
1. Eles, os pastores, descobriram o que o governo Lula não conseguiu descobrir a tempo, que para vencer no mundo moderno, você precisa ter a mídia. Você não precisa ter exércitos. Se tiver a mídia, tá feito. Eles sempre souberam disso e correram atrás como um sedento corre atrás de água. A sociedade moderna é uma sociedade midiática.

2) Você quer o poder? O que precisa? A mídia. Qual mídia? A TV. Pensamos que havíamos avançado ao colocar 94% das crianças na escola, mas isso é só o começo. Tem que aperfeiçoar o ensino até o cara chegar em um estágio de crítica. Se não está em um estado de crítica, não foi educado. Por isso essa historia de ‘Escola Sem Partido’ é um crime contra a educação. Não porque priva o sujeito de certos conhecimentos, mas porque retira dele a capacidade de chegar a um estágio de crítica

3) Esses caras têm essa noção, têm uma mensagem popular, uma teologia em que avaliam o capitalismo e que diz: a benção de Deus é financeira, é a prosperidade. Os -cristãos- históricos demoraram para reagir, porque são muito influenciados pelo calvinismo que pregava isso de alguma maneira. No calvinismo, uma das provas que você era um eleito de Deus é o quanto você prospera.

4) A Universal sabe exatamente o que está fazendo, tem uma visão muito clara. O Pastor Caio Fabio uma vez falou que o Edir Macedo disse a ele: “você usa a isca para o peixe que você quer pegar”. Isso é negócio complicado se você tem um povo semi-analfabeto, analfabeto funcional, destituído dos seus direitos, com um estado ausente e uma elite voraz.

5) Eles têm um projeto claro de poder e começaram incendiar isso, ou seja, a disseminar. Até começarem, a maioria do evangelicos não pensava assim, inclusive tinha uma certa ojeriza a movimento com questões político-partidárias, mas depois assimilaram a mesma lógica e começaram a chamar os deputados e vereadores de “nossos missionários na política”.


Grifos meus.

É fato que o PT, Lula, Dilma no poder não tinham claro um projeto de poder, mas apenas de distribuição de renda, através dos programas sociais.

O governo petista foi um governo de PROGRAMAS, apenas de PROGRAMAS, e devemos reconhecer que mudaram a vida das pessoas do país, mas de não forma estruturante e profunda. 
 
Criamos, eu falo nessa pessoa porque sinto parte do governo, uma sociedade de consumo, mas não uma sociedade de cidadania e participação social. Temos excessos de consumidores, escassez de cidadania. Fizemos a governabilidade pelo andar de cima, esquecemos de fazer a governabilidade pelo andar de baixo. E quem se deu bem? 
 
A Universal que esteve no governo de Lula-Dilma e depois percebeu que era o momento de jogar o seu jogo com os seus próprios jogadores.

PT, Lula, Dilma não foram capazes de criar políticas públicas duradouras e de fazer as grandes reformas do Estado brasileiro.
 
Lula nunca se preocupou em fazer uma bancada progressista.Nunca nunca pensou em nomear no Judiciário gente do andar de baixo, com perfis de lutas, e achava que o seu republicanismo bastava. E acabou elegendo um dos piores STF de sua história.

Erramos, mas podemos continuar nos erros? E penso que é hora de acabar com as críticas ao coxinismo (os coxinhas já se ferraram com o governo golpista). Agora é hora de pensar 2017. Vamos fazer desse grupo de estudo? Aos amigos

Nenhum comentário: