Translate / Tradutor

quarta-feira, 13 de maio de 2020

2022 já chegou, talvez nem exista, mas o PT precisa avançar as peças desse tabuleiro.








Consórcio Nordeste divulga carta com plano de combate à crise do ...
SE houver alguma revolução nesse país nos próximos anos, essa revolução acontecerá no Nordeste. Nordeste poderá ter chapa puro-sangue em 2020. E isso é possível e necessário diante da conjuntura e da possível chapa Doria-Moro.
 
A direita já tem os seus candidatos para 2022, lançados em rede nacional pelas emissoras de TV. Os candidatos da direita tem horário gratuito eleitoral em horário nobre todo o dia.
Hoje qualquer pesquisa de preferência política coloca Doria, Moro, Mandeta e até Huck com boas pontuações.
De outro lado, Bozo tira todo o mandato presencial porque está entregando as “reformas” que a banca internacional e nacional avaliam como necessárias – como a reforma trabalhista, a reforma previdenciária e até.


O fato é que temos um governo sintonizado com o pensamento do mercado e tem uma base social muito forte que não deixá-lo em hipótese alguma.
A base social de Bozo é constituída por: militares (forças armadas), policiais (militares e civis), policial rodoviário e policial federal, segurança pública e privada, religiões evangélica e católica (vertente neopentescostal e fundamentalist) e "empreendedores" de aplicativos. E multiplicando esse pessoal por três dá em torno 25% do total de eleitores que certamente estarão nas urnas e o garantirá no segundo turno. E poderá aumentar a depender das alianças nos estados e da propaganda eleitoral e fake news. Então, o candiato da extrema-direita estará no segundo turno.
Por outro lado, a direita capitaneada por Dória poderá ter Moro como o seu vice na chapa. O DEM cobrará a vaga para governo do estado de São Paulo para Mandeta e fechará os apoios nos Estados entre PSDB-DEM e outros partidos do mesmo campo político. Huck poderá ser lançado candidato ao governo do Rio de Janeiro, mas o atual governador pode compor a aliança com o Dória. Então, Sul-Sudeste-Centro estará fechadíssimo nessa chapa e os agregados do Centro-Oeste e Norte.
E o que sobra para as esquerdas? Eis o desafio para 2022. Pela primeira vez o PT poderá ficará fora do segundo turno se não tiver estratégia e nesse momento não avançar com as peças no tabuleiro. O jogo já está lançado e o afastamento do Bozo pode esmaecer a análise de conjuntura para o ano de 2022. E o PT não pode entrar nesse jogo de peito aberto porque isso é uma briga de marido traído entre direita e extrema-direita.
Ciro Gomes será um eterno espermatozóide de esquerda a espera um óvulo de direita e sem chance alguma de fecundação. O caminho natural desse espermatozóide é fechar com o Dória porque ele fechou todos caminhos uterinos das esquerdas liderada pelo PT que é ainda o partido de maiior ressonância da sociedade brasileira e tem base social.
Então, olhando para essa conjuntura, qual é a estratégia de sucesso eleitoral para o ano de 2022?
Conversando com uma colega professora carioca, perguntei no ano de 2016: se o golpe for consumado, a revolução virá do Rio? Ela respondeu negativo: vocês do Nordeste é que liderarão todo esse movimento. E lá, no Nordeste que se respira um ar mais inteligente, mais orgânico, mais cultural e transformador. Vocês têm bons governos com mais pensamentos sociais, mesmo desenvolvendo algumas ideias liberais. E vocês têm um povo com mais condições da escolha do voto. Vocẽs estão colocando mais estudantes no ensino superior em toda a história nordestina. Vocês estão fazendo coisas interessantes. 

Veja que os governadores do Nordeste criaram o Consórcio Nordeste. E agora criaram um Comitê Científico com coordenação de Nicolelis.
Consórcio Nordeste divulga carta com plano de combate à crise do ... Estados nordestinos aprovam criação de consórcio para o ...

https://www.brasildefatope.com.br/2019/07/30/governadores-do-nordeste-oficializam-consorcio

Governadores do Consórcio Nordeste priorizam cooperação | Política

https://www.brasildefato.com.br/2020/05/05/governadores-do-consorcio-nordeste-priorizam-cooperacao-internacional-medico-e-renda


https://jornalggn.com.br/noticia/coronavirus-consorcio-nordeste-cria-comite-cientifico-com-coordenacao-de-nicolelis/ 

Então, quais as peças que o PT precisa avançar nesse tabuleiro eleitoral para o ano de 2022? Priemiro fechar todas as alianças possíveis com as esquerdas para eleger o maior número de prefeitos e vereadores. A aliança no RS com Manuela é bom indicador dessa visão. Precisa pensar no Rio com o PSOL e em Minas lançar o Patrus Ananias que é ainda o melhor e maior lidernça petista do estado. E em São Paulo lançar a melhor candidatura possível para demarcar espaço de luta para o ano de 2022.
Segundo abrir mais espaços para os governadores petistas do Nordeste.
Sim, Nordeste, talvez seja aqui a trincheira mais importante para evitar que Dória e Bozo estejam no segundo turno. E todos os governos do Nordeste têm vitrine para mostrar para todo o Brasil, seja na questão fiscal, seja nos indicadores sociais e educacionais. Enquanto os governos do SUL-Sudeste governados por políticos da direita estão quebrados, os governos do Nordeste estão em boa situação financeira e fazendo a boa luta contra a pandemia do novo coronavírus. E as avaliações dos governos são excelentes – Ceará, Bahia, Maranhã, Piuaí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe.
Por outro lado é na região do Nordeste que Lula concentra a sua melhor avaliação, praticamente inalterada depois de todo esse bombardeio da mídia e de sua prisão.
Então, o PT precisa a ter a mais e maior aposta de toda a sua história. Se Paraná e São Paulo poderão ser representados na chapa Dória-Moro, Rio na chapa de Bozo e Minas compondo essas chapas, o Nordeste poderá lançar chapa-puro sangue pela primeira vez em sua história que poderá ter:
Camilo-Dino; Dino-Camilo; Rui Costa-Dino e Dino-Rui Costa.
E caberá ao PT fortalecer as chapas nos governos estaduais, primeiro no Nordeste e depois nas demais regiões.
Em São Paulo o candidato natural deverá ser o professor Haddad com todas as condições para disputar o segundo turno com o Mandetta, candidato do Dória.
No Rio deverá compor com o PSOL – lançando Marcelo Freixo e tendo na vice Lindberg Farias.
Em Minas poderá fechar com o PSB – apoiando o seu candidato para governador.
No Rio Grande do Sul o candidato natural deve ser do PT – Genro e Olívio Dutra ainda são os melhores nomes políticos
No Paraná – Roberto Requião deve ser o candiddato da aliança ou lançar um nome com condições para disputar as eleições com a Catita do Ratinho.
No Centro-Oeste e Norte faz as alianças com os candidatos das esquerdas com melhores chances de chegar no segundo turno e para reforço eleitoral da chapa presidencial.
E pela primeira vez haverá um embate muito interessante. De um lado os estados do Sul-Sudeste governados pela direita – com políticas neoliberais. De outro os estados do Nordeste com políticas sociais.
Por fim, na luta política fora Bolsonaro, o PT precisa entrar na disputa de 2022. Se houver um governo tampão com o Mourão, essa direita poderá ser fortalecida com o Mourão. Se não houver, Bozo estará no segundo turno. A outra vaga será uma disputa muito acirrada porque a confusão mental do povo brasileiro é muito grande.
Lula ainda vai ser um jogador muito influente nesse embate eleitoral, mas o PT precisa avançar as suas peças. A direita, capitaneada pela Globo, já tem os candidatos.
2022 já começou, talvez não exista e e se existir, o PT poderá ficará pela primeira vez fora do segundo turno. E o Brasil ter um embate entre direita e extrema-direita. E isso é possível porque o avanço do campo conservador está muito visível porque o povo brasileiro vive uma grande confusão mental e um processo desinformação muito grande.
Abraços
Luís Moreira

Nenhum comentário: