Translate / Tradutor

sábado, 30 de março de 2019

O MINISTRO ERNESTO ARAÚJO E SEU DESEJO DE DESCONSTRUIR

Ernesto Araújo - Ministro das Relações Exteriores do Governo Bolsonaro




por: Webston Moura*

Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores do governo Bolsonaro, disse, em entrevista, ser o nazismo um movimento de esquerda, o que causou protesto da parte de historiadores e outras pessoas interessadas no assunto. A opinião do ministro coloca o Brasil no alvo de crítica internacional, dado o fato de que nem a Alemanha, país onde o nazismo aconteceu, afirma ter sido tal movimento de orientação esquerdista.

No portal “DW.COM”, onde se pode acessar matéria cujo título é “”Nazismo de esquerda”: o absurdo virou discurso oficial em Brasília”, lê-se:

Na Alemanha, durante as pesquisas e debates sobre o Terceiro Reich, iniciadas nos anos 1960, chegou a haver tentativas de classificar esse regime como um movimento socialista, no entanto, há décadas não restam mais dúvidas, nos âmbitos acadêmico, social e político, sobre a natureza de extrema direita do nazismo.(https://www.dw.com/pt-br/)

Uma das delicadezas da questão tem exatamente a ver com o que diz o título da matéria do “DW.COM”, que é o fato de ser discurso oficial de um governo, ao menos de um de seus principais ministros, discurso este que não foi rebatido, ao que se sabe, por nenhum membro deste governo.

Vale lembrar que Ernesto Araújo é um dos ministros indicados pelo guru da extrema-direita Olavo de Carvalho, o qual, segundo matéria do portal “The Intercept”, tem uma estranha obsessão pelo furico alheio (Ver matéria: https://theintercept.com/).

A opinião do ministro rima bem com as demais trapalhadas e outras bizarrices do governo Bolsonaro, que, sugestionado por uma ambição de desfazer e desconstruir, opta por querer “refazer” o sentido histórico de certos acontecimentos, conceitos e afins, como é o caso de sugerir que se comemore o 31 de março de 1964, quando os militares tomaram o poder e instauraram uma ditadura que durou 21 anos.

Espera-se, contudo, que a sociedade brasileira reaja adequadamente a essas intenções e refute-as, para que as novas gerações não se contaminem de invenciones e deturpações.

│Webston Moura mantém o blog: https://webstonmoura.blogspot.com/

Nenhum comentário: