Translate / Tradutor

sábado, 14 de maio de 2016

Quais os objetivos dos golpistas em relação ao Lula? Prendê-lo, matá-lo, torná-lo inelegível.


Impedir Lula de ser candidato é o objetivo dos golpistas

Impedir Lula de ser candidato é o objetivo dos golpistas - Causa Operária


Download PDF
Garantido o afastamento de Dilma Rousseff e com o processo de impeachment quase certo, a direita se prepara, agora, para atacar o ex-presidente Lula e a possibilidade do PT voltar ao poder. O golpe não estará completo se não impedir o retorno do petista à presidência.

O principal meio para este ataque é a Operação Lava Jato, em que Lula já foi citado e chamado para depor mais de uma vez, sendo uma por meio de condução coercitiva. Por meio desta operação, Lula pode ser alvo de processo criminal e até mesmo preso, para o impedir de participar da eleição.
Há também a tentativa de fechar o PT, acusando o partido de ser uma organização criminosa, o que levaria a perseguição de todos os seus líderes. Esta medida tem sido tomada em outros países, após golpes de Estado, como no Egito, com a Irmandade Muçulmana e na Ucrânia, em que o Partido Comunista, uma importante força política no país, foi colocado na ilegalidade.
O grande problema em torno de colocar Lula e o PT na ilegalidade é a reação do partido e o conjunto dos movimentos sociais e operário contra esta medida. O golpe já está sendo feito com muita cautela, sempre que há sinais de ebulição social, recuam na medida. Agora, com Temer assumindo interinamente, a situação fica ainda mais complicada para as ações antidemocráticas, uma vez que o próprio PT está livre das pressões de ser governo.


Nenhum comentário: