Sigam-me os bons.

domingo, 17 de janeiro de 2016

Vivemos uma das piores secas dos últimos 100 anos. O que separa 1915 de 2015?






Vivemos uma das piores secas dos últimos 100 anos. O que separa 1915 de 2015? Em 1915 o governo resolveu criar currais humanos, ou campos da fome vigiados 24h por dia por soldados, para evitar que legiões de flagelados invadissem Fortaleza. Alguns sobreviventes desses campos comeram carne humana em decomposição (afirmam alguns historiadores). Algumas famílias enterravam os seus entes queridos escondidos no mato para evitar que outras tirassem os seus fígados para comê-los.
Veja a imagem abaixo. Não, não são imagens de campos de concentração nazistas, mas do campo da fome de Senador Pompeu.
http://www.museudeimagens.com.br/grande-seca-do-nordeste/

Sobre os campos de concentração da seca de 1915 a 1932.

Os campos da fome eram regiões cercadas por arames farpados e vigiadas diariamente por soldados para confinar os nordestinos afetados pela seca. Corpos magros, de cabeças raspadas e numeradas se apinhavam aos montes dentro dos cercados de Senador Pompeu, Ipu, Quixeramobim, Cariús, Crato (ou Buriti, por onde passaram mais de 65 mil pessoas) e o já conhecido Otávio Bonfim, os maiores currais humanos instalados no Brasil para conter a massa castigada pela seca dos anos de 1915 e 1932.

Sobre a seca entre os anos de 1877 a 1879.

Das grandes secas que assolaram o Brasil, uma das mais graves e lembradas foi aquela que compreendeu os anos de 1877 à 1879, ficando conhecida como a grande seca do Nordeste. Foram quase três anos seguidos sem chuvas, com perda de plantações, mortes de rebanhos e miséria extrema. A situação foi tão desesperadora, que famílias inteiras se viram obrigadas a migrar para outros estados, promovendo uma onda de imigrações.

Calcula-se que 500 mil pessoas morreram por causa da seca, em que o Estado mais atingido foi Ceará. O imperador dom Pedro II foi ao Nordeste e prometeu vender “até a última joia da Coroa” para amenizar o sofrimento dos súditos da região. Não vendeu, porém enviou engenheiros para a construção de poços.

Sobre os campos de concentração da seca de 1915 a 1932.

Vítimas da seca. Crianças e adultos jazem ao lado da linha férrea que levava para o Campo de concentração de Senador Pompeu. De forma assustadoramente parecida, as cenas brasileiras dos currais humanos lembravam bastante os campos de concentração nazistas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Para mudar Russas como Lula mudou o Brasil

Para mudar Russas como Lula mudou o Brasil

Lula fala aos russanos:

Força Lula

Governar é cuidar do povo

Pela valorização do magistério

Blogs Russanos

O PT tem os defeitos de todos os partidos, mas nenhum tem as suas virtudes.

Image and video hosting by TinyPic

Privataria Tucana