Translate / Tradutor

domingo, 17 de janeiro de 2016

Possibilidades para 2016: uma Russas sustentável, inteligente, democrática, educativa e saudável.



Amigos(as),

O cerne da corrupção neste país está na campanha eleitoral, onde as eleições se constituíram em balcão de negócios e o voto em mercadoria de alto valor. 


A operação Lava Jato do MP e também da PF está mostrando que o dinheiro privado das campanhas eleitorais é o motor de toda a corrupção no país.

Precisamos com urgência uma reforma política que possa mudar esta situação e só uma Constituinte exclusiva poderá ser o melhor e mais abrangente instrumento de mudança neste país. O povo precisa participar via Plebiscito sobre o que quer deste país., por quê?

Por que existe uma cumplicidade de quem compra e vende voto em um ato degenerado para o país e que nos impede de ter melhores serviços públicos.

Eleições milionárias e campanhas estúpidas estão levando à falência o Estado brasileiro, principalmente as prefeituras. As receitas de Russas no ano de 2013 totalizaram R$113.019.578,82; 2014: Total: R$130.084.328,40
2015: Total: R$77.199.398,56 até 25/08/2015.

E ano a ano está aumentando, mas o povo não sabe como estes recursos estão sendo aplicados e nem interessa ao prefeito a transparência pública nos gastos públicos. 

Tenho andado e viajado por este Ceará.  Com raras exceções, os municípios estão falidos e com incapacidade de investimento e com dificuldades para cumprir suas obrigações.

Os gastos com custeios são altos porque os prefeitos eleitos precisam cumprir com suas obrigações com cabos eleitorais, grupo políticos e financiadores de suas campanhas eleitorais milionárias.

Não tenho dúvida que o problema dos municípios não é de receita orçamentária, mas problema de governança e fiscalização dos recursos públicos.

Meus amigos(as) e familiares insistem para eu desistir do projeto de disponibilizar o meu nome mais uma vez, para relação de candidatos a uma vaga no legislativo russano pelo PT (partido do qual milito quase 30 anos e pelo qual dei parte da minha juventude porque acredito ter as melhores ideias e os melhores espaços de discussão política. Sou um homem de esquerda. 

Eles dizem que não tenho a menor chance porque não tenho estrutura e nem o mínimo R$ 100.000,00 para gastar na campanha eleitoral, cada vez mais cara, estúpida e inválida. 

Mas a minirreforma eleitoral proíbe a doação de dinheiro de empresas nas campanhas eleitorais e dá um teto máximo de gastos para as  campanhas eleitorais.

Será que podemos eleger um vereador com o mínimo de custo possível?

Será que o conhecimento e as virtudes podem vencer a ignorância e a campanha eleitoral estúpida?
Será que as pessoas ainda acreditam na boa política e na boa governança?

Será que é possível um cidadão russano ser eleito sem precisar vender a alma e suas convicções políticas? 

A partir de 2004, sem sucesso  na campanha eleitoral, fiquei com esta impressão quase generalizada por todas: com campanha eleitoral milionária, não já chance nenhum para o campo das ideias e das propostas por um município sustentável e inteligente.

Em 2012, na melhor campanha eleitoral de que já participei no apoio ao candidato Odilo Almeida Filho para a prefeitura de Russas, onde apresentamos um plano de desenvolvimento para Russas, fiquei chocado e amargurado pela votação pífia que obtivemos. Um pouco acima de 2000 mil votos. 

No entanto, com campanha eleitoral ensandecida entre dois grupos políticos, poucos se dispuseram a ler o plano de desenvolvimento que elaboramos naquela campanha (eu fui o responsável por escrever e sintetizar as propostas ao longo de mais de 1 ano de reuniões e discussões). 

Confesso que me arrependi de não ter colocado o meu nome para a vaga no legislativo. Recusei o convite insistente do Senador Pimentel e do meu amigo Odilo Almeida Filho, mas já não havia em mim o desejo deste projeto.
Voc pode acessar o plano aqui http://pt.calameo.com/books/0013391707e626025dfa4 e conferir os nossos sonhos para Russas
O resultado destas eleições nos trouxe uma ressaca enorme e até hoje vivemos uma crise de ser ou não ser e talvez o sentimento de achar que nós estamos escravizados com no filme Matrix, onde diálogo entre Neo e Morpheu é muito significativo:

Neo: O que é Matrix?
Morfeu: Você quer saber o que é Matrix? Matrix está em toda parte [...] é o mundo que acredita ser real para que não perceba a verdade. Neo: Que verdade?
Morfeu: Que você é um escravo, Neo. Como todo mundo, você nasceu em cativeiro. Nasceu em uma prisão que não pode ver, cheirar ou tocar. Uma prisão para a sua mente.

A título de esclarecimento já coloquei o meu nome três vezes como candidato a vereador no município de Russas. 

Em 1992 – em aliança com PT, PC do B e PDT, quando 113 cidadãos e cidadãs russanas apontaram o desejo de ver possibilidades diferentes no legislativo russano.

Em 2000 em aliança com PT e PV – com 147 cidadãos e cidadãs. Esta talvez foi a campanha onde tive a maior esperança de sucesso. Chorei com o resultado negativo.

Em 2004 com a campanha mais frustrante e decepcionante, onde 127 cidadãos e cidadãs confirmaram a esperança de um legislativo diferente. Falo em decepcionante porque em nenhum momento não acendeu em mim a esperança de sucesso como eu carregava nas campanhas anteriores. 

Tanto em 1992 como 2000 eu chorei com o fracasso. Só a minha esposa foi testemunha desse momento de dor e tristeza. 

O que é comum e gratificante nestas campanhas que sai com a dignidade intacta. Todos os votos foram livres e respaldados por campanha programática e ideológica.

Não tive problemas de prestação de contas porque os gastos foram insignificantes.

Tenho dito que quando se escolhe uma pessoa para votar está se votando em possibilidades. E é nisto que fundamento esta pré-candidatura para 2016 – possibilidades para transformar Russas em cidade sustentável, inteligente, democrática, educativa e saudável.

Para isso, precisamos de um legislativo preparado e atuante para legislar nestas possibilidades e para fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.

Nesse sentido, convido aos cidadãos e cidadãs, amigos e amigas para apostarem em possibilidades. 

Não me coloco acima do bem e nem do mal porque sou um ser construído historicamente com suas virtudes e defeitos, mas ainda carrego sonhos e a disponibilidade para lutar.
E acreditando que um novo mundo é possível criar e que uma nova realidade é possível realizar no seguinte texto: http://olhosdosertao.blogspot.com.br/2009/01/outra-realidade-e-possivel.html
 
E por isso, coloco o meu nome para os amigos e amigas analisarem a possibilidade de apoio e o grande desafio: será possível eleger um cidadão russano apenas com propostas e ideias?
Será que o conhecimento pode vencer a ignorância e a campanha estúpida e despolitizada?

Será que podemos repetir um momento especial do legislativo russano quando lá estiveram os Professores Gilmar de Oliveira e Walquer Cavalcante Maia, com todo o respeito de que estas duas figuras públicas representaram para a história política russana?

Bem, o sentimento é este e me coloco para a luta.
Bem, se vocês perguntarem o que me fez novamente o desejo de disputar uma vaga ao legislativo russano eu respondo: a campanha eleitoral de 2014, da qual considero muito importante porque vencemos a mais ampla cobertura negativa da mídia e a mais ampla frente antipetista da história recente deste pais.

Senti-me revigorado porque vi a militância nas ruas por acreditar que o projeto vencedor era o melhor para o país.

E a forma como a campanha se deu e o pós-eleição com grupos solicitando o afastamento da Dilma acredito que a luta jamais poderá cessar enquanto tivemos vivo e cheio de esperança. 

E que principalmente, a forma como o município de Russas está sendo gerido, sem transparência e total desacordo com os princípios de governança, é que renasce em mim o sonho de contribuir com mais efetividade á gestão pública municipal de Russas. 

Portanto, sinta-se convidado nessas possibilidades.
Coloco-me como possibilidade e sem desmerecer qualquer outro e qualquer outra companheira do PT. E penso que o PT também terá outras candidaturas com outras possibilidades que devem ser analisadas. 

E nesse sentido, solicito o seu e-mail para que eu possa enviar propostas e possíveis convites para discussão sobre política, governança e gestão pública.


OS QUE LUTAM
Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.
Bertold Brecht

Portanto, sejamos imprescindíveis.

Atenciosamente,
Luís Moreira de Oliveira Filho
Professor

Nenhum comentário: